sábado, 16 de abril de 2016

Koh Phi Phi, Tailândia


A ilha de Phi Phi (Koh significa ilha em Thai, Koh Phi Phi) não possui aeroporto, para chegar até lá somente através de ferry boat ou lancha rápida. A diferença de preço é bem significativa, acabamos optando por pegar o ferry boat (preço médio: 300-400 bahts). Geralmente os ferrys partem de Phuket 3x ao dia, uma no início da manhã, outra logo após meio dia e a última no final da tarde. Como nossa intenção era aproveitar o máximo nossa estadia na ilha, optamos por pegar o primeiro horário.
Chegamos em Koh Phi Phi pouco antes das 11:00h da manhã. Deixamos nossas coisas no hotel e fomos para a praia que por sorte ainda estava vazia. Conseguimos pegar um bom lugar e com sombra. A faixa de areia é bem curta, diferente do que estávamos acostumados em Patong, Phuket. Pela posição do sol, de manhã a praia fica muito mais bonita, a cor do mar bem mais clara e a vegetação ao redor mais destacada. É o melhor horário para fotografar ou apenas admirar esta ilha paradisíaca.





Maya Bay
No dia seguinte, saímos para fazer um passeio de barco e conhecer uma das principais atrações da Tailândia: Maya Bay. O local foi usado de cenário para as gravações do filme "A praia" com Leonardo Di Caprio. A Maya Bay fica em outra ilha ao sul de Koh Phi Phi, chamada de Koh Phi Phi Leh. Lá não existem hotéis ou qualquer outro tipo de infra estrutura. É uma área de reserva e parque nacional, para entrar na praia há uma taxa de 200 bahts por pessoa. Paramos lá por volta de 10:30h da manhã, mas como estávamos em um barco grande, não pudemos parar direto na praia. Contornamos a ilha e entramos pelos "fundos". Uma área que também é bastante visitada, chamado Loh Samah Bay. Descemos do nosso barco e nadamos até um paredão de pedras que tivemos que escalar com o de escadas feitas de cordas. Após a escalada, seguimos por uma pequena trilha até chegar na Maya Bay. 


Quando chegamos na praia de fato, ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que ocupavam aquela pequena faixa de areia (bem diferente do que é mostrado no filme ou nas fotos de divulgação do lugar). Havia turistas por todos os cantos, impossível achar algum lugar vazio na areia. Andamos um pouco por ali, tiramos algumas fotos e voltamos para fazer snorkel na parte de trás da ilha, em Loh Samah Bay. Enquanto fazíamos snorkel, um chinês se desprendeu da corda de segurança que ligava o barco ao paredão de pedras. O chinês não sabia nadar e foi sendo arrastado pela correnteza para longe do barco. O Maurício ouviu os gritos de socorro dele e foi ajudar o pobre coitado que estava apavorado. Após um tempo arrastando o chinês, o kayak de socorro chegou e o levou para o barco. O susto foi grande!

Cartão postal da Maya Bay




Depois que todos voltaram para o barco seguimos para Phileh Lagoon para fazer snorkel por uns 20 minutos e em seguida paramos para ver a Viking Cave (sem descer do barco, pois não é permitida a entrada). O nosso almoço foi no barco mesmo, enquanto seguíamos para a Bamboo Island. Esta ilha fica ao norte da ilha de Koh Phi Phi Don, levamos uns 30 minutos para chegar lá. A ilha é bem pequena, não tem infra de hotéis nem restaurantes, porém é lindíssima. A areia e a cor do mar são incríveis! Saímos para caminhar em volta da ilha, em locais pouco explorados para fugir da multidão de turistas. Mas quando nos demos conta já estava na hora de retornar para o barco. Saímos correndo, pois parecia que não tinha fim! Demos uma volta completa na ilha até finalmente chegamos ao ponto onde estava o nosso barco. Os últimos já estavam embarcando, corremos para alcançá-los e deu tudo certo :)



Viking Cave
Bamboo Island 

Bamboo Island - 2
Nossa última parada foi na Monkey Beach (praia dos macacos), mas para nossa infelicidade (ou não, explico depois), não haviam macacos lá. O segurança nos disse que eles costumam aparecer por ali apenas pela manhã e o mais interessante é que todos os dias pelo menos um turista é mordido pelos macacos. Eles acham o bicho bonitinho, fofinho, tentam se aproximar para tirar fotos e são atacados.
Saímos de lá com o sol já se pondo. Fomos curtindo o pôr-do-sol sentados no convés do barco até atracarmos no píer. Foi para terminar o dia com chave de ouro.





Final de tarde em Koh Phi Phi

View Point
Falando em pôr-do-sol... Outro lugar muito legal de ir é o View Point, o ponto mais alto da ilha. Além da bela vista cenográfica da paisagem, centenas de turistas vão lá principalmente ao final da tarde, pois é o melhor ponto para ver o pô-do-sol na ilha. Chegar até lá não é difícil, apenas cansativo. São 3km de morro e curvas em uma estrada de chão batido. Na volta acabamos descobrindo outro caminho, tão cansativo quanto, porém mais rápido e limpo, porém cheio de escadas.

View Point

Macaco na recepção do View Point



Monkey Beach
As praias ao redor de Koh Phi Phi são todas muito lindas, águas claras e mar bem calmo. No último dia resolvemos alugar um kayak e remar até a Monkey Beach. Como era cedo, talvez conseguíssemos ver algum macaco por lá. Parecia perto, mas foram pouco mais de 30 minutos remando até desembarcarmos na Monkey Beach. E lá estavam eles, havia pelo menos 5 macacos brincando e correndo pela praia. Tiramos algumas fotos por ali até o Mauricio resolver fazer snorkel. Fiquei caminhando sozinha pela praia e quando ouvi alguns barulhos, olhei para nosso Kayak e lá estavam 3 macacos tentando roubar nossa sacola. Na sacola tinha alguns snacks para fazermos um picnic na praia, além da chave do hotel, protetor solar e a canga. Tentei espantá-los sem sucesso. Fiqui na beira do mar chamando o Mauricio, que por sorte tirou a cabeça da água e me ouviu. Ele veio correndo e espantou os macacos. Mas já era tarde, eles tinham rasgado a sacola e pego a comida. Menos mal que não conseguiram levar tudo, apenas a comida mesmo. Ficamos mais um pouco por ali, mas já era hora de voltar e devolver o kayak. A volta foi bem mais tranquila, 20 minutos remando e estávamos na praia novamente.


Kayak Day =)

Monkey Beach
Cena do crime - roubando nossos snacks :@


Nigth Life
A vida noturna em Koh Phi Phi é bem agitada. As festas rolam até altas horas, sejam nos bares no centrinho ou na beira da praia. Os mais movimentados são os da praia, onde rolam shows pirotécnicos com acrobacias e muita música.




Songkran
Muita gente não sabe, mas a Tailândia tem um calendário bem diferente do nosso. Descobrimos apenas porque estávamos lá. Eles já estão no ano de 2559 e o ano novo deles, chamado de Songkran, é comemorado no dia 13 de abril. Entretanto o feriado e as festas duram 3 dias, de 13 até 15 de abril. Para comemorar o início de um novo ano, eles têm a tradição de jogar muita água em todo mundo. Esta tradição tem o significado de purificação, de lavar os pecados e a má sorte. Seja com arminhas, balde ou mangueira, é certo que todos vão estar armados e prontos para molhar todo mundo. O negócio é entrar no clima, pois eles não estão nem aí se você está com mala, mochila, câmera ou celular. Durante 3 dias se prepare para andar ensopado! Evite andar com algo que não possa molhar e trate de comprar uma arma para você também ;)


Gostamos muito de Koh Phi Phi, muito mesmo! Mas se a exploração turística continuar a crescer sem os devidos cuidados, infelizmente em um futuro próximo não será a mesma coisa. 99% dos barcos são movidos a diesel e acabam largando sujeira no mar. Em alguns locais é bem visível as manchas de óleo. As âncoras são jogadas no mar sem qualquer preocupação, quebrando e matando os corais e consequentemente a vida marinha ao redor. É muito difícil achar locais para fazer snorkel próximo da costa. Falta um pouco de consciência ecológica para os próprios moradores da ilha. Vimos muitos deles jogando lixo no mar sem pensar duas vezes. Eles não têm a menor noção das consequências tanto para a natureza como para a sustentabilidade do turismo na ilha. Sinceramente esperamos voltar lá algum dia no futuro e encontrar um lugar tão ou mais bonito quanto encontramos desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário