domingo, 8 de janeiro de 2017

Xei xei China! Foi um prazer te conhecer


Foram quase 3 semanas desbravando este país incrível, cheio de história e uma cultura riquíssima. 
China é um daqueles países que habitam o imaginário de todo mochileiro, não seria diferente conosco. Antes de vir estávamos um pouco apreensivos com o que encontraríamos por aqui, mas para nossa surpresa foi tudo melhor do que o esperado. Até a poluição do ar, que estava em níveis alarmantes, diminuiu bastante quando estávamos em Pequim. Mas claro que não escapamos e pegamos dias de ar bem poluído pelo caminho.
Visitamos 5 cidades: Pequim, Xian, Shangai, Zhangjiajie e Changsha. Em todas as cidades tivemos bastante contato com os hábitos dos chineses, com a culinária, com a cultura local. Todas elas eram cidades enormes para os padrões brasileiros: acima de 1 milhão de habitantes. Ficamos surpresos com a limpeza das ruas, há um batalhão de gente limpando os espaços públicos todos os dias. Apesar de terem um trânsito caótico, estas cidades podem ser exploradas de bike facilmente, pois são planas e cheias de ciclovias. Não andamos de bike porque era inverno, fazia muito frio e estávamos cheios de roupa. Preferimos caminhar, e caminhamos como uns loucos! Caminhamos uma média de 15km por dia ;)
O país vive um grande momento de transformação e modernização. Grandes obras por todos os lados, rodovias, ferrovias, prédios infinitos, etc. Eles vivem grandes dicotomias: comunismo e capitalismo, passado e futuro, riqueza e pobreza, liberdade e repressão, gentileza e falta de educação...
Todo este crescimento acelerado trouxe um grande problema: a poluição do ar é coisa séria por aqui. Chega ao ponto de fecharem aeroportos, cancelarem aulas e pedirem para as pessoas não sairem de casa de tão poluído que o ar fica. Usar máscara por aqui é a coisa mais normal do mundo, faz parte da vestimenta básica deles. Toda esta poluição tem levado ao investimento em tecnologias mais verdes. Há muitos carros e ônibus elétricos e quase 100% da frota de motos é elétrica. As fábricas também têm tentado se adequar, porém a queima de carvão segue firme e forte como a principal fonte de poluição.
O transporte público de todas as cidades que visitamos era muito bem desenvolvido, contando com vários modais como metrô, trem, ônibus, algumas até tinham barcos e balsas de opção. As estações de metrô são todas enormes e modernas, o metrô em Pequim e Shangai é muito melhor do que qualquer cidade dos Estados Unidos, não ficando muito atrás do Japão (referência global em qualidade).
Viajamos de trem para cima e para baixo, de uma cidade para outra, e as experiências foram boas. Com exceção do último trecho de quase 6h onde viemos ouvindo chineses gritando o tempo todo. O país é todo conectado por uma imensa malha ferroviária. Há trem de tudo quanto é tipo! Tivemos a oportunidade de andar de trem bala e devo confessar que foi a melhor experiência de todas! Trem bala é simplesmente a melhor coisa do mundo! Espaçoso, confortável, rápido, silencioso, seguro, limpo e pontual! Não tem as filas dos aeroportos, não precisa chegar 2h antes do embarque, não há turbulência... Trem bala é só alegria! Porém viajamos de trem normal também. Em poltronas e em camas. Foi divertido, mas cansativo. Não dá para dizer que dormir em um triliche dentro de um trem chinês é a melhor coisa do mundo. Viajar de trem bala é muito mais legal hehehe.


Para visitar a China você deve vir preparado psicologicamente e com a paciência bem treinada, pois alguns comportamentos do povo chinês não são bem aceitos na nossa sociedade ocidental. O que para nós seria falta de educação, desrespeito e sem noção master, para eles é comum e normal. Esteja preparado para ser empurrado, inclusive dentro de museus. Eles vão furar fila e passar na tua frente, não adianta fazer cara feia. Apesar de ter banheiro público em todos os lugares, você verá gente fazendo suas necessidades nas ruas, sem muita cerimônia. Eles cospem no chão, o tempo todo, em qualquer lugar! Vimos gente cuspindo no chão dentro de restaurante. E por falar em restaurante, aqui é normal fumar não só em restaurantes, mas em trens e até mesmo nos lugares aonde é proibido fumar, como em aeroportos e quartos de hotéis. Vimos um chinês fumando dentro de uma loja em um shopping moderninho e metido à bacana. Eles jogam lixo no chão, mesmo tendo lixeiras por todos os lados. Eles falam alto e assistem novela no celular sem fone de ouvido, mesmo que seja dentro de um trem de madrugada e todos estejam dormindo. Eles peidam e arrotam na tua frente sem vergonha nenhuma. Eles encaram, te olham dos pés à cabeça, te olham fixamente por horas ao ponto de ser desconfortável... Nós presenciamos isto repetidas vezes em todas as cidades que estivemos.
Claro que não dá para dizer que TODOS fazem tudo isto, mas dá para afirmar que a maioria faz e não é algo raro de ser observado, basta uns 5 minutos e você presenciará pelo menos um dos comportamentos citados. As novas gerações não parecem ser tão assim, talvez por terem mais contato com o mundo exterior e com outras culturas, talvez porque há campanhas do Governo contra este tipo de comportamento (vimos muitas na TV e nos metrôs). Quanto mais jovem, menos "sem noção". É a cultura local, é o jeito deles. Como turistas, só nos resta respeitar e tentar entender. Não dá para se estressar ou brigar, tem que ter paciência, mesmo que para nós seja a coisa mais absurda do mundo.
Por outro lado, encontramos muita gentileza em todos os lugares. Pessoas que mesmo sem entender uma palavra de inglês, tentavam se comunicar, nos ajudar com alguma coisa ou mesmo conversar por curiosidade. Pessoas que nos viam com as mochilas e ofereciam seus lugares para nós sentarmos (sempre recusávamos, mas agradecíamos), seja dentro de um metrô ou em uma estação qualquer. Encontramos muitos chineses que foram gratuitamente queridos demais conosco. Muitos se divertiam rindo da nossa falta de destreza para comer algumas iguarias locais, mas em seguida vinham nos ensinar como segurar ou como cortar ou como comer corretamente. Às vezes através de mímicas, outras mexendo no nosso prato e nos servindo como se fôssemos crianças. Se alguém nos visse com cara de perdido tentando ler uma placa ou um mapa, já tentava nos ajudar, geralmente falando apenas em chinês mesmo. Alguns dividiam seus snacks conosco, outros nos ajudavam a comprar tickets no metrô... Porém, em Zhangjiajie foi aonde encontramos as pessoas mais acolhedoras e simpáticas. Em uma janta, em um pequeno restaurante, fomos presenteados com um saboroso prato da casa. De graça, apenas para que experimentássemos mais da comida local. No hostel, fomos super bem tratados e acolhidos. Nos ofereceram upgrade de quarto sem custo (que recusamos) e nos explicaram sobre as melhores trilhas no parque nacional. Ganhamos até uma carona para não ficarmos esperando o ônibus na chuva!

Agora é voltar pra casa porque 2017 tá só começando.... 😊😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário