quinta-feira, 16 de junho de 2016

Lovina, Indonésia


Lovina é uma pequena cidade bem ao norte da Ilha de Bali. Conhecida principalmente pelos golfinhos que nadam na diariamente nas praias da cidade e atraem muitos turistas para lá. Foi nossa última parada em Bali antes de voltarmos para Kuta.

Chegamos lá no final da tarde e fomos direto para o hotel. Não sabíamos ao certo, mas assim que chegamos descobrimos que o hotel era meio longe do centrinho da cidade e não tinha muitas coisas ao redor, com exceção de um restaurante e um mercadinho. A praia próxima ao hotel também não era das melhores, pois haviam muitos barcos de pescadores e um cheio forte de peixe.
No dia seguinte, resolvemos pegar as bicicletas que o hotel disponibilizava de graça para os hóspedes e pedalamos até a praia do centro. O centro da cidade em si é bem pequeno, não mais do que 3-4 ruas com restaurantes, lojas, hotéis e agência de turismo. As praia de Lovina têm a ariea preta, bem diferente das demais praias que tínhamos visitado em Bali, isto é devido basicamente à atividade vulcânica na região. Além disso, a areia é mais quente do que o normal e a água do mar também. Por Lovina não ser uma cidade muito turística (pelo que constatamos, a maioria das pessoas vai para lá em um bate e volta de Kuta) é difícil encontrar muitos turistas pelas ruas, os poucos que tem são alvos de todos os vendedores e donos de restaurantes. O legal é que grande parte deles não querem apenas empurrar seu produto ou serviço para o turista, muitos sentaram ao nosso lado e puxaram conversa sem nenhum compromisso, super simpáticos e sorridentes. Os locais falavam da vida, da cultura e do dia-a-dia deles, elogiavam a beleza da Carol e falavam que eu estava tão bronzeado que parecia um "deles".








Golfinhos
Decidimos fazer o passeio de barco para vermos os golfinhos, pagamos 100 rúpias cada e optamos pelo primeiro horário para ver o sol nascer (há duas opções: às 6:00h ou às 8:00h). O passeio incluía transfer do hotel até a praia do centro de onde partiam os barcos. Nos buscaram no hotel ainda estava bem escuro, eram 2 motinhos com motoristas, subimos na carona de cada um e pouco antes das 6:00h já estávamos no nosso barco. Devíamos pegar um outro casal no caminho, mas acho que eles dormiram demais e perderam a hora, no fim acabamos ficando com o barco apenas para nós 2 e o capitão.
Saímos à procura dos golfinhos quando o sol exibia seus primeiros raios. Logo na partida vimos uma tartaruga enorme nadando à frente do barco, a acompanhamos por alguns minutos e seguimos viagem. Devemos ter navegado uns 1000-1500 metros mar a dentro e eis que começaram a aparecer alguns golfinhos. Por ser uma região aberta, sem redes ou marcações, não há como garantir que será possível vê-los. Inclusive nosso capitão falou que no dia que fomos não era uma boa época, mas demos sorte e conseguimos ver vários. Dezenas de barcos ficam parados nos locais onde na madrugada anterior os pescadores avistaram alguns golfinhos e assim que alguém avista um grupo, todos os demais barcos saem em direção a eles. Achamos a prática ruim, pois acabam espantando os golfinhos com o barulho dos motores e obviamente, logo que isso ocorre o grupo some. Ficamos quase uma hora e meia nessa função. Vimos vários grupos, alguns de pertinho e outros nem tanto. Conseguimos algumas boas fotos e nos divertimos. No final, o capitão nos deixou na praia próxima ao hotel. Voltamos, tomamos café e dormimos mais um pouco. Ficamos o resto do dia relaxando na piscina do hotel.










Hot Spring - Águas Termais
Vimos no mapa que havia uma hot spring próximo à cidade (cerca de 15km). Como tínhamos as bikes do hotel, resolvemos aproveitar e pedalar até lá ao invés de alugar uma moto por um dia. Apesar de ser longinho, até que foi bem tranquilo. A estrada era boa e não havia tanto movimento. Chegamos lá pouco antes do horário de almoço e logo fomos relaxar nas águas quentes, que na verdade não eram tão quentes assim, era um pouco menos do que o esperado. O dia estava ensolarado, mas logo começou a nublar e ameaçar chover. Arrumamos nossas coisas e partimos de volta para Lovina. Por poucos segundos não tomamos um super banho de chuva! Sorte que paramos em um restaurante para almoçar e esperar a tempestade passar. Na volta para o hotel pegamos uma chuva bem fraquinha, boa para refrescar o calorão que fazia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário