quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ubud, Indonésia


Ubud é considerada o centro cultural, espiritual e religioso de Bali. A Indonésia é um país muçulmano, porém em Bali quem predomina são os costumes e a religião tradicionais pré-invasão islâmica. A principal religião da ilha é o hinduísmo. Ubud também já apareceu nos cinemas, lá foram gravadas algumas cenas do filme 'Comer, Rezar e Amar' com a Julia Roberts.
A cidade é pequena, mas bem turística. Tem uma infraestrutura legal e diversos atrativos para quem a visita.
Ficamos hospedados em um Guest House um pouco afastado do centro, bem calmo e com vista  para as plantações de arroz. Adoramos tanto o lugar e a tranquilidade que no fim acabamos ficando uma noite além do planejado.



Trekking no Monte Batur
Decidimos fazer o trekking até o Monte Batur, um dos maiores vulcões da ilha, para ver o sol nascer. Acordamos às 2 horas da manhã e às 2:30h estávamos na van que nos levaria até o ponto de onde iniciaríamos nossa caminhada. Às 3:50h chegamos lá. Nosso grupo era formado por umas 12 pessoas de diversos países + 2 guias locais. Conversamos um pouco com nossos guias, sobre como seria a subida e onde deveríamos fazer algumas breves paradas. Eles nos forneceram lanternas e iniciamos a caminhada. Estava extremamente escuro, era difícil de caminhar. No entanto, como estava sem nuvens e sem poluição luminosa alguma, foi lindo ver o céu, as estrelas e até a via láctea! Toda hora que parávamos para descansar ou beber água, desligávamos as lanternas só para ver o brilho das estrelas. Numa destas paradas vimos até uma estrela cadente :) 
Chegamos no topo do morro, 1717 metros de altitude, já era 5:40h e a claridade já tinha tomado conta. O sol ainda não tinha aparecido no horizonte, então resolvemos tomar nosso café da manhã e esperar ele brilhar. Não demorou muito e ele apareceu, pena que haviam muitas nuvens e não foi possível acompanha-lo por muito tempo. Mas a sensação de estar a quase 2mil metros apreciando o mundo lá embaixo foi sem dúvida recompensador. 
Por volta das 7:30h iniciamos nosso descida, que mesmo com toda a claridade e visibilidade acabou sendo pior e mais cansativa do que a subida. Em um dos pontos de descanso havia dezenas de macacos. Todo mundo parava para descansar e se distrair um pouco com eles. Levamos pouco menos de 2 horas para chegar ao ponto de encontro, de onde pagamos a van que nos levou de volta a Ubud.



















Templos 
Visitamos alguns das dezenas de templos localizados em Ubud. Em muitos deles a entrada é gratuita, a única exigência é quanto a vestimenta, que deve ser apropriada para o local. Alguns são simples e pequenos, enquanto outros são grandiosos e imponentes. Em alguns deles é possível assistir shows de dança local e apresentações culturais. No quesito templos, Ubud é similar à Chang Mai na Tailândia: você encontra um a cada esquina.










Floresta dos Macacos (Monkey Forest)
Um dos lugares mais visitados em Ubud. Acabamos não entrando, pois já havíamos visto bastante macacos durante a viagem. Passamos pela frente do parque diversas vezes e mesmo do lado de fora é possível ver muitos deles brincando ou tentando roubar comida dos turistas desavisados. Se a ideia é apenas ver os macacos, não precisa nem pagar a entrada do parque.




Nenhum comentário:

Postar um comentário