terça-feira, 8 de março de 2016

Cruzando a fronteira - de Hue (Vietnã) para Thakhek (Laos)

No dia anterior ao qual planejávamos ir para o Laos, fomos até a rodoviária de Hue comprar as passagens de ônibus local, pois queríamos evitar as agências intermediadoras. Não sabíamos ao certo se haveria ônibus direto para Thakek (nosso destinos no Laos), mas quando chegamos na rodoviária vimos uma tabela com os preços, e bingo: Thakek estava lá.
Preços das passagens na rodoviária de Hue
Pedimos as passagens para Thakhek, mas as atendentes não falavam inglês e chamaram um cara, que deduzimos ser o fiscal dos ônibus. Ele disse que não vendiam as passagens antecipadas, que o correto era nós comprarmos direto com o motorista no dia da viagem e ainda nos deu um preço totalmente diferente do que estava constando na tabela. Óbvio que mais caro, praticamente o dobro.
Naquela hora sentimos que estávamos sendo enganados. Porque não poderiam vender antecipado? E porque aquela tabela com os preços menores? Ficamos sem saber o que fazer, pois tínhamos que comprar a passagem para o dia seguinte. Resolvemos tentar comprar para Savannakhet, uma cidade próxima à fronteira com a Tailândia, e de lá pegaríamos outro ônibus para Thakek. Aí o "fiscal" nos disse que para o dia seguinte não haviam mais passagens. Pensamos novamente, como assim? Primeiro não vendem as passagens, depois diz que não tem mais. Já estávamos irritados e ainda ouvindo a conversa entre eles (em vietnamita, é claro), tínhamos certeza que estavam falando da gente. No fim, saímos de lá bravos e sem as passagem, com a sensação de que o cara estava querendo tirar uma grana em cima de nós. Resolvemos olhar os preços cobrados pelas agências de turismo. Pesquisamos em algumas agências e a maioria estava oferecendo o trecho Hue x Savannakhet na faixa de 400 à 600 mil. Acabamos comprando para o dia seguinte por 400 mil cada (cerca de 18 dólares).
No dia da viagem chegamos na agência conforme combinado, às 7:00 AM, mas estava fechado. Esperamos uns 20 minutos e chegou uma atendente que logo chamou um táxi para nos levar até a rodoviária (a mesma que tínhamos ido no dia anterior). Vimos que eles iam nos colocar no ônibus normal, o mesmo que tínhamos tentado comprar. Mas adivinha? Não tinha ônibus. Estavam todos lotados. Aí veio o mesmo fiscal que tentou nos extorquir no dia anterior e disse que caso quiséssemos embarcar, teríamos que comprar uma passagem até Vientiane (cidade a 350 km ao norte de Thakhek) que custava, segundo ele, 900 mil cada. Nos recusamos a pagar e mostramos nosso ticket da agência. Ele olhou, viu que já estávamos com a passagem comprada, ficou quieto e saiu, nem deu mais as caras por ali. O homem da agência, coitado, estava mais perdido que nós, não falava inglês, só apontou para o táxi e fez sinal para entrarmos. Voltamos para a agência e eles acabaram nos remanejando para o próximo ônibus, que seria apenas no dia seguinte.
No dia seguinte mesma função: pega táxi, vai para a rodoviária... Mas dessa vez tudo certo. Embarcamos às 8:00 AM. O ônibus estava cheio. Apenas nós é mais dois casais gringos, o resto tudo era vietnamita. Chegamos na fronteira ao meio-dia.
Ônibus VIP para Savannakhet
O ônibus parou do lado do Vietnã ainda em Lao Bao, todos desceram para almoçar. Nós e os outros dois casais fomos direto para a imigração fazer o visto de entrada no país. O visto para o Laos é bem simples, sem burocracia. Basta registrar primeiro a saída do Vietnã, preencher o formulário, anexar uma foto e pagar a taxa (no nosso caso foram 35 dólares de cada). O processo todo não levou 15 minutos. Saímos de lá com um visto de permanência de 30 dias.

Faceira com mais um visto em mãos :)
Quando voltamos pro ônibus, que já estava do outro lado da fronteira, em Dansavanh, todos já tinham embarcado e não sabemos de onde apareceram mais pessoas do que lugares disponíveis. Mas eles acharam uma solução: colocaram bancos de plástico no corredor, para que as pessoas extras se acomodassem. Mas como fomos os últimos a embarcar, alguns espertinhos, tinham pego o nosso lugar e o banco de plástico acabou sobrando para o Mauricio. Foram alguns bons e longos km assim, até que vagou um lugar e pudemos sentar juntos novamente. Ainda bem, pois foram mais 5:00h de viagem. Chegamos em Savannakhet às 17:30.

Fronteira Lao Bao (Vietnã) - Dansavanh (Laos)
Curtindo a viagem com todo conforto :(
A estação que desembarcamos era a mesma onde embarcaríamos para Thakhek. Compramos as passagens para o próximo ônibus disponível, às 19:30h. Quando o ônibus chegou, não acreditamos que era o nosso ônibus. Velho, caindo aos pedaços, tinha de tudo no teto: latas de tinta, garrafões de água, malas, sacolas e até uma moto. Parecia que ia despencar a qualquer momento. Mas o pior era dentro. O corredor abarrotado de sacos de milho, ração, arroz, no qual tínhamos que pisar em cima para chegar até nossos lugares. A porta dianteira estava "interditada" por algumas caixas de isopor com peixe dentro. Um casal de alemães embarcaram com a gente nessa roubada, mas no fim só riamos da situação. Fomos sentados na última fileira, mal tinha espaço para as pernas. Um calor infernal lá dentro e o povo não abria a janela e para piorar, estavam todos de casaco (até agora não conseguimos entender que tanto frio eles sentem por aqui). Para nossa sorte tinha ventilador de teto bem em cima de nós!! Mas ficava ligado 10 minutos e desligado por uns 40 :( ... Foram 3 longas horas até finalmente desembarcamos em Thakhek às 22:30h.

Bus local para Thakhek

Fizemos um vídeo de dentro do ônibus. O som não tá 100%, mas dá para se ter uma ideia de como foi a viagem.

1. Noooossa! A situação do último ônibus é de ajoelhar e agradecer pelos ônibus do Brasil (que a gente reclama tanto). Rsrs.