quinta-feira, 3 de março de 2016

Hoi An, Vietnã


Hoi An foi uma grata surpresa na nossa roadtrip pelo Vietnã. A cidade é considerada Patrimônio da humanidade pela UNESCO. Pequena, com ruas estreitas e decoração em todos os cantos. Ao anoitecer se transforma e fica ainda mais bela. São centenas de lanternas iluminando as ruas e fazendo a alegria dos turistas. Inclusive no rio Thu Bon, que corta a cidade, é possível encontrar diversas lanternas com velas.
Lanternas em Hoi An
Campos de arroz
Dentro da Ponte Japonesa
Mango Cake (Bolo de Manga)
Barbecue
Tentativa (não muito bem sucedida) de montar o rolinho
Salada de fruta :)
Coco ralado e tostado











Ficamos hospedados fora da cidade histórica, mas isso não foi problema, pois nosso guest house oferecia bicicletas de graça para os hóspedes explorarem a cidade, este acabou sendo nosso meio de transporte durante os dias que ficamos por lá. Pedalamos por todos os becos e ruelas que víamos. Fomos até a praia que fica um pouco mais afastada do centro e desbravamos os extensos campos de arroz. 




Dentro da cidade histórica, os templos são pagos, porém não são templos realmente importantes ou diferentes dos demais. Como já tínhamos visto centenas deles, optamos por não entrar em nenhum e passar mais tempo explorando os arredores da cidade de bike ou caminhando sem rumo nem pressa pelas ruas do centrinho.

Ponte Japonesa 
É um dos principais pontos turísticos da cidade. Construída no século 16 com a finalidade de ligar o bairro japonês ao bairro chinês. À noite ela recebe uma iluminação especial muito bonita.

Ponte Japonesa à niote
Mercado central 
Como a maioria dos mercados que visitamos pelo sudeste asiático, vendem de tudo um pouco, carne, aves, peixes, frutas, legumes, verduras. Além de terem restaurantes no interior. É a melhor opção para provar comida local de verdade.

E quando o assunto é comida Hoi An se destaca com a grande quantidade e variedade de comidas de rua. Provamos o mango cake (bolo de manga) mas que não tem nada a ver com bolo, muito menos com manga. É uma massinha de arroz, com amendoim e açúcar dentro. A explicação do nome é porque para eles o formato e a aparência do doce é similar à semente de manga. A textura é meio estranha, mas o gosto é bom e é impossível comer um só.
Outra especialidade da cidade é o espetinho (ou barbecue como eles chamam). Requer um pouco de habilidade e paciência para preparar. São servidos os espetinhos (carne, frango ou porco), as folhas de arroz e a salada. Você só precisa montar como se fosse um rolinho primavera e provar esse delicioso prato vietnamita.


Mango Cake




Praia
Apesar de ser uma cidade litorânea, Hoi An não tem muita vocação para tal. A praia fica a quase 5km do centro e é pouco explorada se comparada com o centro histórico. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário