sexta-feira, 18 de março de 2016

Luang Prabang, Laos


Luang Prabang fica bem no meio do país, é cortada pelo rio Mekong e possui belíssimos atrativos naturais, além dos incontáveis templos. A cidade é tomada por monges de todas as idades. Acho que em lugar algum na Ásia havíamos encontrado tantos deles em uma só cidade. Adoramos o clima, os atrativos e a culinária de Luang Prabang.

Crianças monge



Caverna do Buda (Buddha Cave)
Um dos principais pontos turísticos, a caverna do Buda (Buddha Cave) fica localizada às margens do rio Mekong, a 2 horas de barco do centro da cidade. Agências oferecem tour para a caverna e cobram entre 80.000 e 100.000 Kips, apenas o transporte, não incluso o bilhete de entrada nas cavernas, que custa 20.000 kip. Em uma das agência que estávamos pesquisando o atendente nos deu uma dica e nos ajudou a economizar alguns trocados. Ele nos explicou como ir até o local de onde partem os barcos e que podíamos pagar direto para eles, sem intermédio de agências. Adoramos a dica! Pagamos apenas 65.000 kips cada. O passeio de barco é legal, porém cansativo. Os bancos não são confortáveis e o barulho do motor é ensurdecedor depois de alguns minutos. No caminho paramos para abastecer o barco em um posto de combustível flutuante e logo em seguida na Whisky Village, um vilarejo onde se produz uma "cachaça" local. Provamos um copinho, mas parecia álcool puro, extremamente forte!
Ao pararmos na Buddha Cave descobrimos que se trata de 2 cavernas. A principal fica localizada logo no início da subida de um morro, não requer muito esforço para chegar nela. Diferente do que imaginávamos, a caverna não é muito grande, entretanto, comporta mais de 4 mil estátuas de Buda nas mais diferentes posições. Já a segunda caverna fica no topo de um morro e requer um pouco de preparo físico e fôlego para subir até lá. Ela é maior que a primeira caverna, mas não possui iluminação alguma, é um breu só. Sem uma lanterna é praticamente impossível andar ou ver alguma coisa lá dentro, porém é possível alugar lanternas logo na entrada. Como já tínhamos lidos em muitos blogs e reviews, realmente o passeio vale mais pela paisagem e o barco do que a própria caverna em si.

Local de onde partem os barcos para a Caverna do Buda


Breve parada para abastecer
Provando Whisky na vila onde são produzidos
Templos na Whisky Village





Caverna principal





Cachoeira Kuang Si (Kuang Si Falls)
Outro importante ponto turístico da cidade, talvez o mais visitado e que tornou Luang Prabang conhecida no mundo, são as cachoeiras de águas azuis e cristalinas. Localizadas a apenas 40 minutos do centro da cidade (30 km) o passeio pode ser feito por intermédio de agências (que cobram cerca de 50-60 mil kips) ou por tuk-tuks (35.000 kip em carro compartilhado ou 300.000 kip passeio privado). Pegamos o compartilhado, onde foram mais 3 francesas e um casal canadense. A entrada no Parque Tat Kuang Si deve ser paga a parte e custou 20.000 kip. Dentro do parque, além das cachoeiras há uma reserva natural onde são tratados diversos ursos pretos asiáticos. Vale a pena parar alguns minutos e apreciar eles brincando ou se alimentamos. Ficamos aproximadamente 3 horas aproveitando as águas geladas, porém limpas e refrescantes das cachoeiras.











Night market
O sol se pôs, é hora de começar a montagem das barraquinhas. A rua principal da cidade é tomada por incontáveis vendedores. São dois corredores principais com "lojinhas" dos dois lados. Artesanato, roupa, comida, sucos... As coisas não têm preço fixo, o negócio é pechinchar. Os vendedores dão o preço e logo já perguntam quanto tu quer pagar. Por exemplo, comprei um short que era 25mil kips e no final paguei 10mil. Já a calça começou em 45 mil e saiu por 20 mil. Eles não querem perder uma venda, pois a concorrência é grande e eles sabem que se eles não baixarem o preço, a próxima barraca vai baixar e vender.


Bolinho de coco
Provando a folha de ervas do Rio Mekong

Rua dos sucos
Foi nosso ponto principal para os cafés da manhã durante nossa estadia em Luang Prabang. Diversas barraquinhas vendem cafés, sucos, batidas, shakes, panquecas e sanduíches. Os sabores mais variados e saudáveis que encontramos pelo Laos. Muito bom e barato!



Margens do Rio Mekong
As margens do rio Mekong são sortidas de restaurantes e bares. Excelente opção para apreciar o pôr-do-sol e provar a comida local. No primeiro dia conseguimos assistir ao pôr-do-sol, mas estava muito calor. Dependendo do lugar que você escolher, pode não haver sombra e o sol bater direto, aumentando ainda mais a sensação de calor. Independente do horário que você vá, a vista é realmente bonita e o silêncio ao redor traz uma tranquilidade única.

Sunset no Rio Mekong

Peixe na folha de bananeira
O melhor fresh spring roll que provamos até agora :)
Provando a cerveja local - Beerlao

Um comentário: