segunda-feira, 9 de maio de 2016

Cebu, Filipinas


Cebu é a segunda cidade mais populosa das Filipinas, perdendo apenas para a capital, Manila. A cidade fica localizada em uma ilha que leva o mesmo nome da cidade. Para chegarmos lá, pegamos um voo em Manila. Até tínhamos a opção de ir de barco, mas acabaria levando um dia inteiro de viagem, sem falar que ouvimos diversos relatos de acidentes marítimos, dizem que as condições de segurança e de navegação passam longe de serem as ideais. Resolvemos não arriscar.
Desembarcamos em Cebu mais tarde do que o esperado, pois o nosso voo atrasou mais de 2 horas para sair de Manila. No aeroporto decidimos novamente pegar um Uber, já que nossas experiências têm sido muito boas, sem falar na praticidade. Pelo que vivenciamos, o trânsito das grandes cidades aqui nas Filipinas não mudam muito, sempre caótico e conturbado. Uns mais, outros um pouco menos, porém todos são terríveis. Levamos pouco mais de uma hora para chegar ao hotel. Mesmo sendo tarde, saímos para jantar. Teríamos apenas um dia inteiro para visitar Cebu, então voltamos cedo para dormir e aproveitar bem o dia seguinte.

Acordamos e fomos explorar a cidade. Era feriado do dia do trabalho (1º de maio), as ruas estavam vazias e o trânsito relativamente tranquilo. No meio do caminho entramos em uma rua errada e nos perdemos um pouco, fomos parar no meio de uma "favela". No início ficamos um pouco assustados, mas fomos "bem recebidos" pelos moradores. Passamos por um grupo de pessoas que estavam bebendo (às 10:00h da manhã) e eles nos convidaram para tomar uns goles. Sim, recusamos o convite hehehe. Depois passamos por alguns grupos de crianças, todas ficavam gritando e vinham nos cumprimentar. Falavam "hello" e apertavam as nossas mãos. Foi um momento bem legal mesmo. Quando se caminha por Cebu, a pobreza na cidade fica bem visível, há muita gente dormindo nas calçadas e mendigando pelas ruas. Há muitos cortiços e terrenos invadidos.





Fort de San Pedro
O forte foi construído pelos espanhóis no século 16 para uso militar. Atualmente no interior do forte há um museu com fotos e historia da época. Lá ficamos sabendo que nos anos 1900 Cebu era um importante exportador de maconha, não a droga para ser consumida, mas sim outros derivados como as fibras.






Cruz de Magalhães 
Contrariando a logica da maioria dos países asiáticos, Filipinas é um dos poucos onde a religião predominante é a Católica, e os sinais disto estão presentes nas cidades e na cultura do país.
A cruz de Magalhães (Magellan Cross) é uma cruz católica erguida pelos portugueses e espanhóis na época da colonização. É a segunda mais importante relíquia religiosa de Cebu, ficando atrás apenas da Igreja de Santo Niño. Tentamos visitar a igreja, mas não conseguimos pois estava tendo missa na hora que chegamos lá e não nos deixaram entrar.






Basílica Del Santo Niño
É a igreja católica mais antiga do país. Foi parcialmente destruída por um terremoto em 2013, mas rapidamente reconstruída em seguida. Na parte externa logo a frente da igreja há um espaço para missas ao ar livre.




Fonte Osmenã
A fonte foi construída na época da colonização americana visando ligar pontos estratégicos da cidade.
Fica em uma rótula que interliga diversas avenidas principais da cidade. Entrar ou sair dali é uma tarefa árdua, requer alguns minutos de espera e desvios dos carros que não param de passar o tempo todo.


Cólon Street
A rua mais antiga das Filipinas. Dizem que é um ponto turístico, mas na nossa opinião tem tinha nada demais. Lojas e comércios em geral, igual a maioria das outras ruas do centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário