domingo, 24 de janeiro de 2016

Barcelona, Espanha


Se você espera "gastar" todo o seu espanhol em Barcelona, pode esquecer. O idioma usado na cidade é o Catalão. Placas de trânsito, menus, pessoas nas ruas, etc.  E o motivo é simples: Barcelona é a capital da Catalunya, uma comunidade autônoma na Espanha. 
Por toda a cidade é possível ver bandeiras da Catalunya penduradas em portas e janelas. Bandeiras da Espanha somente em prédios oficiais do Governo. O povo catalão luta por independência a anos, mas é bem improvável que consiga, pois há outras comunidades autônomas na mesma situação. Caso a Espanha declare uma independente, todas as outras exigirão o mesmo direito. Sem falar que a região é uma das ricas de todo o país, o prejuízo seria grande para a Espanha. Um fato curioso sobre esta questão toda, é que em todos os jogos do Barcelona, exatamente aos 17 minutos e 14 segundos do primeiro tempo, a torcida pula e grita "independência" em uníssomo. O ato faz referência ao massacre que ocorreu em 1714, quando um levante catalão foi dizimado pela monarquia espanhola.


Chegamos em Barcelona cedo, passamos no hostel, deixamos as malas e fomos caminhar pela cidade. Estávamos próximos da Sagrada Família, obra idealizada pelo mais importante arquiteto espanhol, Antônio Gaudí. Fomos diretamente para lá. A igreja é gigante! Interessante que mesmo após a morte do arquiteto em 1926, a obra continua em construção até os dias atuais. É possível ver guidastes e operários trabalhando em toda igreja. A fachada é a parte mais recente da obra, a parte de trás é a mais antiga. Nota-se algumas diferenças e a ação do tempo.
Após a igreja, fomos conhecer algumas outras obras de Gaudí: Casa Milà (La Pedrera) e Casa Batlló. As duas casas são museus que podem ser visitados para ver mais de perto a obra do arquiteto. Elas ficam longe da Sagrada Família, mas próximas uma da outra, exatamente na mesma rua Passeig de Gràcia.







Em um dos nossos dias pela cidade, fizemos um walking tour pelo bairro gótico, um dos maiores e mais conservados de toda a Europa. Caminhamos com o nosso guia, um Londrino erradicado em Barcelona, por diversos pontos turísticos e ouvimos as mais incríveis histórias sobre reis, judeus, prisões, guerras, revoltas, grandes navegadores e mais um montão de coisas. A principal atração do bairro é a Catedral, sem sombra de dúvidas. No entanto, todo o bairro é encantador. Mais do que recomendamos um walking tour em Barcelona.






La Rambla
A principal rua turística de Barcelona. Muitos restaurantes, bares, cafés, lojas. 
É o ponto de encontro antes de iniciar as festas na região.


Fonte Mágica
Tínhamos lido sobre a Fonte Mágica, sua iluminação e o show das águas. Chegamos lá e ela estava seca e fechada. Não sabemos se é por curto prazo ou para alguma restauração mais demorada. Infelizmente não pudemos ver o show,  mas acabamos aproveitando para apreciar a vista do Museu Nacional d'Art de Catalunya que fica no alto de um morro de frente para a fonte e para a Plaza de España.




Mercado La Boqueria
É o mercado público de Barcelona, fica na La Rambla. É um ótimo local para comer ou comprar especiarias. O mercado não é exclusivamente frequentado por turistas, se encontra muitos locais fazendo compras ou comendo.




Cristóvão Colombo
Ao final da La Rambla, próximo ao mar, há uma grande estátua do navegador Cristóvão Colombo. É a única na Espanha onde ele não aponta para a América, o navegador está apontando para Argélia. Dizem que o motivo é que Cristóvão Colombo quando estava pedindo dinheiro para patrocinar sua viagem de exploração, que culminou com o descobrimento da América, foi até o rei da Catalunya e teve seu pedido negado. Somente após é que ele foi até o rei da Espanha à procura de financiamento. Anos depois, quando Barcelona quis construir uma estátua em sua homenagem, o rei da Espanha proibiu que a estátua apontasse para a América (como todas as outras).






Nenhum comentário:

Postar um comentário