terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Nossas impressões - Espanha


Nossa passagem pela Espanha foi rápida, mas pudemos aprender um pouco mais da história e cultura deles, que está fortemente presente na arquitetura das cidades e na culinária.



No geral as pessoas sempre andam bem arrumadas, mas achamos os homens mais bem arrumados que as mulheres. São simpáticos e dispostos a ajudar. Nas cidades maiores (Madri e Barcelona) inglês não foi problema. Em Sevilha dependia do lugar e Valencia não tivemos muito contato com outros locais (além dos nossos amigos). Os Espanhóis são muito sociáveis, todo dia é dia de happy hour.

O transporte público funciona bem é pontual, limpo e organizado. Placares eletrônicos com informações dos ônibus em quase todas as paradas.

O custo de vida lá é um pouco mais alto, comparado com Portugal, mas procurando bem sempre se acha um "menu" por um preço mais justo. Com 10 Euros se come muito bem e ainda toma uma taça de vinho. O serviço geralmente é meio lento, relaxe e aproveite o ambiente.



A culinária espanhola não foi muito novidade para nós, já que no Brasil temos diversas variações dos principais pratos deles. O mais conhecido e famoso são as tapas, que diz a lenda, ter sido inventada na época dos Reis, quando os pobres agricultores trabalhavam árduo horas a fio e na hora do almoço tinham apenas alguns trocados para comer. No entanto, eles acabavam optando por gastar com vinho ao invés de comida e isto acabou fazendo com que a produtividade caísse muito durante as tardes. Vendo que isso estava atrapalhando a riqueza do reino, o rei então ordenou que todas as bebidas vendidas deveriam vir acompanhadas de algum petisco - as tapas. Podia ser qualquer coisa, pão, queijo, não importava, desde que toda bebida viesse com algum acompanhamento, fazendo com que os trabalhadores não bebessem de barriga vazia e consequentemente ficassem menos bêbados e produzissem normalmente no período da tarde.
Dependendo da região, é raro encontrar algum lugar que sirva as tapas de graça, como acompanhamento para bebida. É fácil encontrar restaurantes especializados, mas sempre se paga a parte e não é um prato barato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário