sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Valência, Espanha



No nosso caminho para Barcelona, fizemos uma breve parada em Valência para visitar uma amiga. Valência foi onde originou-se a Paella. O prato foi criado nos campos de arrozais na parte sul da cidade (Albufera). Era o principal cardápio dos almoços de domingo, onde as famílias se reuniam para confraternizar e comer. Cada um levava um ingrediente, misturavam tudo em panelões e no final todos comiam juntos diretamente da panela.
Nossa amiga Lucia, mora próximo desta área dos arrozais e nos levou para conhecer de perto. E claro, nos levou também para provar uma verdadeira paella valenciana in loco! Os restaurantes especializados em paella são chamados de arrozeria. Na paella original, não existe a misturada que fazemos no Brasil com camarões e carnes. Em Valência a paella pode ser de frutos do mar ou vegetariana ou de carnes. Nunca tudo junto, é uma heresia para eles. Para acompanhar a paella, seguimos a tradição e tomamos uma mistura de cerveja com água gaseificada sabor limão (muito parecido com o H2O ou Aquarius que temos no Brasil). Pode parecer estranho, mas a mistura ficou muito boa!



Devido ao pouco tempo que tínhamos na cidade, optamos por não conhecer o centro, preferimos fugir um pouco do roteiro de cidade grande e ficamos pelas praias e montanhas nas proximidades. Lucia e Pablo nos levaram para Cullera, o local de veraneio predileto dos valencianos. Há uma montanha próxima ao mar com uma vista incrível de toda a cidade e região, desde os arrozais aos arranha-céus de Valência. Fizemos uma pequena trilha no topo da montanha e curtimos o visual.
À tarde, fizemos uma trilha na reserva ambiental de Albufera. Na primeira parte o caminho era pavimentado por entre árvores. Cruzamos por pouquíssimas pessoas pedalando por ali. A segunda foi na beira da praia. Por ser em uma área de reserva, não é possível tomar banho, nem pescar, nem ficar por ali... A caminhada toda durou cerca de 3 horas. Voltamos para a casa dos nossos amigos para preparar as mochilas, pois estava chegando a hora de seguir viagem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário