sábado, 2 de abril de 2016

Cruzando a fronteira - de Bangkok (Tailândia) para Siem Reap (Camboja) e vice-versa


Decidimos fazer um bate-volta rápido no Camboja, apenas para conhecer Siem Reap e visitar o famoso Angkor Wat. Partindo de Bangkok há diversas opções com os mais variados preços, nós optamos pelo que nos pareceu ter o melhor custo/benefício.


Trajeto de ida
Origem: Mo Chit Station (Bangkok) 
Destino: Siem Reap 
Transporte: Ônibus direto 
Tempo de viagem: 8 horas e 30 minutos 
Custo: 750 bahts (25 dólares)

Tínhamos lido muitas informações sobre os ônibus e minivans que saiam da Kao San Road, relatando os problemas que as pessoas enfrentavam na fronteira, desde de vistos falso até troca de ônibus que não existiam. Tentando evitar este tipo de situação, optamos por pegar o ônibus direto, que atualmente é controlado pelo governo e foi colocado em circulação com a intenção de diminuir o assédio aos turistas e problemas na fronteira. O ônibus parte diariamente em dois horários (8 e 9 horas) da estação norte, também conhecida como Mo Chit Station. O ônibus saiu pontualmente no horário marcado e estava completamente cheio, basicamente turistas.
No ônibus, oferecem água, um lanche e quando foi próximo do meio dia, ainda serviram uma marmita para o almoço (fried rice). 


Nosso almoço
Às 13 horas paramos na fronteira, onde recebemos um crachá de identificação para evitar qualquer problema durante o percurso entre um país e outro. Independente do meio de transporte utilizado (ônibus ou trem), este trecho deve ser feito à pé. São aproximadamente 600-700 metros entre uma imigração e outra. A parte boa é que como seguiríamos viagem no mesmo ônibus, as mochilas ficaram lá. Se não fosse o ônibus operado pelo governo, teríamos que pegar nossas mochilas e atravessar a fronteira com elas nas costas para pegar o outro ônibus do lado do Camboja.

Saindo da Tailândia
Na fronteira, o primeiro passo foi registrar nossa saída da Tailândia, o que foi bem tranquilo. Depois fomos direto para a imigração do Camboja. Aqui brasileiros são aptos para fazer o visto direto na entrada do país e custa 30 dólares (mais a taxa do cafezinho: 200 bahts cada, pois corrupção não é só no Brasil). Isto significa que não precisamos tirar o visto antes de chegar no Camboja, podemos fazer diretamente ao entrar no país. Com o Visto em mãos, ainda tivemos que passar no controle de entrada, onde eles carimbam e validam os vistos. Feito isto, fomos direto para o ônibus que nos aguardava em Poi Pet, no Camboja.


Cidades de fronteira terrestre são sempre feias, sujas e desorganizadas, parecem terra sem lei. Assim como em Chuy no Uruguai e Ciudad del Lest no Paraguai, Poipet não foi diferente. A pobreza extrema do Camboja já foi visível logo nos primeiros 10 minutos no país. Crianças e adultos rodeando e assediando os turistas, tentando conseguir alguns trocados.

Entrando no Camboja
Ficamos esperando os demais passageiros voltarem para o ônibus para seguirmos viagem. Um hora havia se passado e quase todos estavam de volta, exceto uma coreana/japonesa. Esperamos mais meia hora e nada dela aparecer. Às 14:30 seguimos para Siem Reap sem ela. Não temos nem ideia do que possa ter acontecido. Depois de 3 horas na estrada, chegamos em Siem Reap. Não havia rodoviária, paramos em um escritório da agência do ônibus, onde dezenas de tuk-tuks esperavam para levar as pessoas para seus hotéis/hostels. Na conversa inicial disseram que o transporte era de graça, mas depois queriam cobrar preços absurdos. Fomos caminhando, pois o nosso hostel era relativamente perto. 
O ônibus e o serviço eram bons, mas aquele papo de que te ajudam caso haja algum problema na fronteira é mentira. Cobram mais caro apenas pela facilidade de não precisar cruzar a fronteira com as mochilas nas costas, nem trocar de ônibus. O resto é tudo igual às outras opções.

Trajeto de volta
Origem: Siem Reap
Destino: Kao San Road (Bangkok)
Transporte: Ônibus + minivan
Tempo de viagem: 11 horas
Custo: 9,50 dólares 

Para fazer o trajeto de volta, resolvemos arriscar e optamos pelos ônibus de agências, aqueles que deixam na Kao San Road.  Uma van nos pegou no hostel as 7:45. Fomos direto para o ônibus. Que saiu pegando gente pelo caminho. Saímos na estrada de fato já eram quase 9 horas. Fizemos apenas uma parada rápida para todos irem ao banheiro e meio dia chegamos em Poipet (fronteira). Desta vez tivemos que pegar nossas mochilas e cruzar a fronteira com elas, onde do outro lado, pegaríamos outro ônibus. A passagem na imigração dos dois países foi tranquila. Sem taxas "extras" desta vez. Chegando do outro lado, o pessoal do ônibus nos deu uma etiqueta com número para que eles pudessem controlar quem ia para onde, pois dali dividiriam as pessoas de acordo com o destino final. Esperamos quase uma hora, até que nos colocaram em um tuk-tuk e nos levaram para um restaurante, onde deveríamos esperar pelo transporte até Bangkok. Mais meia hora de espera até embarcamos em uma minivan que nos levaria até a Kao San Road. Chegamos em Bangkok no horário do rush (se é que tem horário específico para isto por lá) e levamos mais de 1 hora para cruzar o centro da cidade. Desembarcamos na Kao San Road às 19h.
O ônibus até Poipet era ok, apesar da demora, mas o trajeto de minivan para Bangkok foi terrível. Estava muito cheia, as mochilas e malas todas no banco da frente e o ar condicionado não dava conta. Mas no final das contas, considerando a diferença de preço, digamos que não foi tão ruim assim :P

P.S: o trajeto de volta foi tão cansativo, que nem nos lembramos de tirar foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário