quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tirando o visto para o Vietnã


Com exceção de pouquíssimos países, a grande maioria dos visitantes estrangeiros precisam de visto para entrar no Vietnã.
Se a entrada for via terrestre, não há como fugir do processo burocrático de enviar o passaporte e a documentação solicitada para o consulado. Caso a entrada seja via aérea em um dos aeroportos nas cidades de Ho Chi Minh City, Hanoi ou Da Nang é possível solicitar uma pré-aprovação on-line, que serve como um pré-visto (também conhecido por LOA - Letter of Appoval). Porém, chegando no aeroporto ainda é necessário que seja feito o visto de fato - visa on arrival. 
Há diversas empresas que fornecem a LOA e o processo é basicamente o mesmo. Você entra no site da empresa, preenche algumas informações como nome, data de nascimento, número de passaporte, tipo de visto e a data prevista da viagem. Em algumas horas ou até 2-3 dias, dependendo do serviço que você optar (quanto mais urgente, mais caro eles cobram), você receberá por e-mail a LOA. Basta imprimir e levar junto com o passaporte no dia da viagem.

Nós solicitamos a LOA pela empresa Vietnam-Evisa.Org. E nossa escolha foi basicamente pelo prazo que eles prometiam entregar a carta - 1 dia útil. 
Mesmo comprando a passagem com uma certa antecedência, fomos deixando passar e quando nos demos conta, faltavam apenas 10 dias para o embarque. Resolvemos correr atrás da nossa LOA. Entramos no site da Embaixada do Vietnã, para obter maiores informações e eis que nos deparamos com uma totalmente inesperada: fevereiro é o mês do ano novo chinês, o qual eles consideram como sendo o deles também e durante 10 dias (de 6 a 16 de fevereiro) seria feriado no país, ou seja, não estariam emitindo vistos nem a LOA neste período. 
Aí bateu o desespero, pois já era dia 04/02.  Ligamos para a central da empresa Vietnam-Evisa e eles informaram que estariam emitindo a LOA somente até o dia 05/02 às 18:00h. Desligamos o telefone e aplicamos naquela mesma hora. Acabamos optando pelo serviço padrão (Normal Case : 24-48 hours), que custou 17 dólares cada. Depois disso não tínhamos mais o que fazer, a não ser esperar para ver se conseguiríamos a aprovação a tempo.
Acordamos no dia seguinte e a carta estava no nosso e-mail. Ufaaaaaa... #sqn!
Quando abrimos o anexo, nosso sobrenome estava errado. Ligamos imediatamente para a central, pois já eram 16:00h do dia 05/02 no Vietnã. Após algumas tentativas conseguimos contato, nos informaram que não teria problema. O que realmente importava era o primeiro nome, a data de nascimento e o número do passaporte. Mas que se quiséssemos, eles poderiam ajustar e nos mandar novamente. Uns 10 minutos depois recebemos a carta corrigida. Ufaaaa(2)... Agora tudo certo!

Desembarcamos no aeroporto de Ho Chi Minh City, preenchemos os formulários, anexamos uma foto 4x6 e entregamos o passaporte e a LOA para o agente de imigração. Esperamos uns 20 minutos até chamarem nossos nomes. Pagamos 25 dólares cada para o visto de uma entrada única que permite ficar no Vietnã por até 30 dias consecutivos.
Tirando o sufoco que foi para conseguir a LOA, a parte no aeroporto foi super tranquila. 
Vimos algumas pessoas que estavam sem a tal LOA, mas diversos representantes das empresas que fornecem a LOA ficam ali pelo saguão. Não sabemos como é o processo neste caso, muito menos o valor que cobram, mas que é rápido, disso não temos dúvida. Um casal sem a LOA chegou depois de nós, fez toda a função, tirou foto e ainda saíram primeiro com os vistos aprovados, vai saber né 😐

Nenhum comentário:

Postar um comentário