segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Paris, França


Não é à toa que Paris é a cidade mais visitada do mundo. A cidade é belíssima! Paris transpira arte em todas as ruas, em todas as esquinas, pontes e parques. Tudo foi planejado e construído com o propósito artístico de agradar a quem por ali passa, de quebrar a monotonia das grandes cidades.
Muitos dizem que Paris é romântica e devido a esta fama, a mania dos "cadeados do amor eterno" se espalharam pela cidade e viraram uma verdadeira praga que polui a cidade e onera os cofres públicos (limpeza e remoção). A mania começou por volta de 2006 e desde então qualquer grade virou alvo dos casais apaixonados que querem simbolizar o amor eterno com um cadeado. O parisiense (e muitos outros) acha isto uma bobagem imensa que afeta negativamente a estética da cidade.



Nossa estada em Paris foi ótima. Superou nossas expectativas (e olha que estavam bem altas). Fizemos quase tudo que gostaríamos e ainda ficou muita coisa para uma próxima vez.
Ficamos hospedados na casa de um amigo, Bernard, que mora em Versailles, cerca de 40 minutos de trem do centro de Paris. Já tínhamos recebido ele em nossa casa em Porto Alegre em 2014, e desta vez ele acabou retribuindo a gentileza. Foi muito bom poder juntar as 2 coisas: passear e rever amigos.
Bernard e sua família foram excelentes anfitriões. Nos propiciaram vivenciar um pouco do dia-a-dia dos moradores da cidade, seus hábitos e costumes. Claro que a culinária foi o ponto alto. Provamos Raclette, Foie Grass, Scallops St-Jacques além de boas cervejas e bons vinhos franceses. Ficamos imensamente gratos pela receptividade e esperamos vê-los em breve.

Bernard - Nosso anfitrião :)

Dividimos nossa visita à Paris em 2 partes, uma antes de irmos para Itália e a outra na volta, pois nosso voo de saída da Europa para o Vietnã seria no Charles de Gaulle.

A primeira parte foi no final de Janeiro. Apesar da França ter um inverno mais rigoroso que os demais países que tínhamos visitado, demos sorte em relação ao clima. Estava frio, mas os dias estavam bem ensolarados o que acabou nos permitindo andar bastante pelas ruas e conhecer a cidade um pouco melhor.
Assim como em Madri e em Barcelona, fizemos o free walking tour. Foi muito legal ver de perto o que foi história da França. Saber mais sobre as guerras na qual esteve envolvida, aprender um pouco sobre as revoluções, a arte, a arquitetura, a evolução da cidade e a cultura francesa. No entanto, a parte mais legal é quando se fala das curiosidades, pequenos detalhes e anedotas da história.

Torre Eiffel
Não precisa de descrição ou definição. Simplesmente linda. De quase qualquer ponto da cidade é possível avista-la. Porém de perto é ainda mais bonita. Os jardins ao redor são uma atração à parte, com exceção dos ambulantes chatos que ficam por ali tentando empurrar alguma coisa para os turistas.
Passamos por ela todos os dias e em diferentes horários para poder apreciar a beleza em diferentes cores.








Sacre Coeur
A arquitetura da Basílica é muito bonita e a vista da cidade mais ainda, pois ela foi construída no ponto mais alto de Paris, recompensando aqueles que se dispõem a subir suas extensas escadarias. Apesar de estar nublado no dia que subimos até lá, conseguimos aproveitar a vista.





Parede do Amor
Fica localizada fora da zona turística, mais ou menos entre a Sacre Coeur e o Moulin Rouge, mas não há muitas placas sinalizando o local. A parede é uma obra do artista Frédéric Baron, onde reúne a frase Eu Te Amo em mais de 300 idiomas. Legal para usar de cenário de fundo de fotos e ensaios românticos, vimos um casal japonês fazendo ensaio de casamento bem despojado.




Museu do Louvre
Visitamos apenas ao redor. O prédio do Louvre em si é uma obra de arte e um retrato da história francesa. O prédio é um antigo palácio e cada uma das fachadas possui um detalhe que identifica o rei que o construiu. Nos jardins e parques na volta há diversas esculturas e pode-se observar o estilo dos jardins franceses: árvores podadas e alinhadas em ângulos retos, não naturais. Não entramos no museu devido ao pouco tempo que tínhamos em Paris. Sabíamos que para conseguir visitar pelo menos uma parte considerável do museu requer no mínimo um dia inteiro lá dentro. Pagar 15 Euros para ver a Monalisa por 30 segundos e ir embora não estava nos nossos planos, gostaríamos de aproveitar o museu de verdade, não fazer um check in no Facebook.





Champs Elysees
Caminhamos pela mais famosa rua de Paris, do Louvre até chegarmos ao Arco do Triunfo. A rua é cheia de restaurantes, café, bares, lojas e comércio em geral. Champs Elysees é conhecida por ser a rua da moda, das grifes e da alta costura. Mas como disse nosso guia: ela já foi melhor e mais sofisticada. Hoje é dominada pelas fastfashions H&M, Zara e afins. Lojas de grifes são a minoria.




Arco do Triunfo

Um dos principais pontos turísticos da cidade. Construído em homenagem aqueles que lutaram e morreram na Revolução Francesa e na Guerra Napoleônica. Grande e imponente, fica no final da Champs Elysees, é ponto de convergência das principais avenidas de Paris.





Catedral de Notre Dame
A famosa catedral do Corcunda de Notre Dame! Muito além disto, é uma belíssima obra gótica e guarda uma das relíquias da igreja católica (reza a lenda). Voltando ao corcunda, o livro foi escrito com o intuito de resgatar o valor simbólico da catedral, pois à época ela estava abandonada e mal cuidada. Não precisa dizer muito sobre o sucesso do livro e que ele atingiu o objetivo do autor. A visitação interna na Catedral é gratuita, mas para subir na torre é necessário pagar 10 euros. 







Moulin Rouge
Apenas passamos na frente para ver e tirar aquelas fotos básicas de turistas. Adoraríamos ver um show lá, mas faltou tempo ($) 😛 Quem sabe da próxima vez.



A segunda parte da nossa visita a Paris, foi na segunda semana de fevereiro. O tempo estava mais frio, nublado e chuvoso, então aproveitamos para visitar lugares mais fechados e onde o mau tempo não atrapalharia tanto.

Catacumbas de Paris
Esta era uma atração que estávamos loucos para ir. As Catacumbas são muito além do que um depósito dos restos mortais dos antigos franceses, elas contam a história da cidade. Lá aprendemos sobre a formação geológica de Paris, acidentes causados pela antiga mineração na cidade, os costumes funerários e um pouco mais dos reis. Hoje há mais de 6 milhões de ossadas, mas somente 2 km das centenas de tuneis são abertos para visitação. A maioria fica fechado devido a questões de segurança. O passeio é um tanto macabro e claustrofóbico, mas é bem divertido e instrutivo.
Um áudio guia é recomendado, pode-se alugar um na hora. Mesmo sem o guia se aprende muito, pois há diversas placas com explicações de tudo. Na saída das catacumbas, conhecemos um dos funcionários, um cara de Madagascar erradicado em Paris que nos deu mais algumas informações sobre o local.






Museu D'orsay
Este é o museu das obras de arte, das pinturas e esculturas impressionistas e pós-impressionistas. O museu é enorme, diversos andares e salas, recomenda-se um dia para aprecia-lo.





O melhor de Paris sem dúvida alguma é caminhar! Caminhar sem pressa, olhando para todos os lados, observando cada detalhe nas fachadas dos prédios. Caminhar pelos parques e ver as incontáveis estátuas, atentar para o acabamento em cada jardim, em cada planta.
Caminhar às margens do Rio Siena, passar pelas pontes e ser surpreendido pelos detalhes artísticos de cada uma delas. Ver os barcos e restaurantes flutuantes subindo e descendo o rio.
São tantos os lugares para uma bela caminhada ou mesmo para não fazer nada além de comer um crepe de Nutella, ler um livro, pensar na vida e admirar a cidade. Paris é demais!
Infelizmente não conseguimos visitar tudo, pois além de tempo, turistar em Paris requer muitos euros. A maioria dos pontos turísticos são pagos e não é como nas outras cidades que visitamos, onde 5/10 euros eram suficientes. A cidade é linda, mas prepare o bolso :)














Nenhum comentário:

Postar um comentário