quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Roma e Vaticano, Itália


Roma foi nosso último destino na Itália e onde acabamos ficando mais tempo. Estávamos ansiosos para conhecer o Coliseu, o Vaticano e os demais encantos que Roma oferece para os seus visitantes. Roma é conhecida como a "cidade eterna" e não é por menos. Foi fundada em 753 BC, destruída e reconstruída diversas vezes, porém continua sendo uma das cidades mais belas e importantes da Europa.
A cidade é envolta em lendas e mitos, sendo a mais famosa de todas a lenda que conta a fundação de Roma. Resumindo a lenda: os irmãos Rômulo e Remo, filhos de uma humana com o deus Marte, foram abandonados em uma cesta no Rio Tibre. Após navegar rio abaixo sãos e salvos, eles são encontrados e acolhidos por uma loba que os amamenta (a Lupa). Os irmão decidem construir uma cidade, porém após discutirem, Rômulo mata o próprio irmão e funda a cidade de Roma.


Além das lendas e mitos, a cidade possui muita história, muita mesmo. Imperadores, batalhas, guerras, papas, artistas, etc. Todo mundo já ouviu falar em Nero e Julio Cesar, nos gladiadores e nos artistas como Michelangelo. A influência de Roma é tão grande, que até hoje ela é um dos pilares da nossa sociedade ocidental.
Nosso hotel ficava próximo ao Coliseu, claro que saímos e fomos direto vê-lo de perto. No caminho vimos o Domus Aurea e algumas ruínas no Parco Del Colle Oppio. O Coliseu é lindo e maior do que imaginávamos, porém não fizemos a visitação interna naquele momento. Nosso objetivo era somente caminhar por toda a área e arredores, entraríamos no Coliseu somente no domingo.
A área em que o Coliseu está localizado é onde estão as principais ruínas do Império Romano. É possível ver o Arco de Constantino, o Forum Romano, Palatino, algumas igrejas, etc. Ficamos um tempo admirando e absorvendo toda a história que estávamos contemplando. Era impossível não se imaginar vivendo naquela época.



Uma das coisas mais legais a se fazer na cidade é aproveitar uma boa tarde de sol e ficar sentado admirando as ruínas ao som dos músicos de rua. Numa das noites em que estávamos por lá, havia um violinista com uma fantasia de roupa antiga (tipo corte do rei). Ver aquele cenário com um céu estrelado e com a belíssima música do violinista foi emocionante.

Circus Maximus
O Circus Maximus era o local onde os romanos realizavam as corridas de cavalos e de bigas. Hoje mais parece um grande parque onde as pessoas fazem exercícios e piqueniques. É um ótimo lugar para sentar na grama e descansar depois de uma longa caminhada pelas ruas de Roma.


Fonte de Trevi
Tivemos muita sorte, pois as obras de restauração da fonte terminaram pouco antes de chegarmos na cidade. A fonte é belíssima! É um paredão alto com diversas esculturas e a fonte à frente. Há uma tradição muito antiga que diz que quem jogar uma moeda na fonte terá fortuna. Fomos até a fonte 2x em horários distintos, durante o dia e à noite. Na nossa opinião, com a iluminação especial que tem à noite, ela fica muito mais bonita do que de dia. Conseguir um espaço para uma boa fotografia é uma tarefa que precisa de muita paciência, pois a fonte é disputadíssima pelos turistas.



Coliseu
Deixamos para visitar o Coliseu no domingo, pois no primeiro domingo do mês a entrada é grátis. Claro que todos tiveram a mesma ideia e a fila estava gigantesca, demoramos 1h para conseguir entrar. Mas a espera valeu a pena. O Coliseu é uma das 7 maravilhas do mundo e a fachada em ruína é reconhecida por todo mundo. Internamente, é possível ver o palco das batalhas dos gladiadores e ver a área subterrânea onde ficavam as feras e onde os gladiadores se preparavam.


O Coliseu poderia receber até 20000 espectadores. Imaginem o que isto significava para a época. Além das atrações conhecidas por todos, o Coliseu também poderia ser enchido de água para a realização de jogos navais, como em uma piscina.
Apesar da lenda dizer que cristãos eram atirados aos leões para diversão do Imperador, não há nenhuma prova de que isto tenha acontecido, ou seja, é apenas lenda inventada mesmo. Uma das placas com histórias do Coliseu deixa isto bem claro.








Palatino e Forum Romano
Assim como no Coliseu, a entrada no primeiro domingo do mês é grátis. Entretanto, quase não havia fila para entrar.
O Palatino é uma colina que segundo a lenda é o local de fundação da cidade, o mesmo lugar onde a loba Lupa encontrou os irmãos Rômulo e Remo. A colina possui diversas ruínas de casas, templos e até aquedutos.
O Forum Romano é uma área com diversas ruínas de importantes prédios públicos do antigo governo romano. Este era o principal local da vida pública das pessoas: as paradas de comemoração das vitórias em guerras, julgamento de crimes, eleições, comércio, etc. Tudo acontecia no Forum Romano.
Há tanta coisa para ser vista e tanta história para se aprender, que é mais do que recomendado pegar um bom guia para aproveitar melhor a visita nestes dois locais.







Igreja San Pietro in Vincoli (Moises de Michelangelo)
Seria apenas mais uma bela igreja entre tantas outras que existem na cidade, no entanto a igreja é a casa de uma obra de arte muito importante: o Moisés de Michelangelo. Talhada em um único bloco de mármore, a escultura de Moisés encanta a todos pela beleza e riqueza dos detalhes. A estátua fica em um canto meio escuro, porém se você colocar uma moeda de 1,00 Euro em uma máquina, as luzes que iluminam a obra se acenderão.




Campo de Fiori
É uma larga praça com uma feirinha de frutas, flores e artesanato no centro e diversos restaurantes ao redor. Ótimo lugar para comer e passar um tempo observando a movimentação. É nos Campos de Fiori onde tem uma estátua de Giordano Bruno, um frei que foi executado pela igreja católica porque seu conhecimento científico divergia do defendido pela igreja.



Pirâmide de Caius Cestius
Descobrir uma pirâmide egípcia em Roma foi uma surpresa agradável. Nunca havíamos falado disto nem lido em nenhum lugar. Numa das noites no hotel em Roma, estávamos lendo as notícias nos jornais brasileiros e havia uma matéria falando sobre a restauração da pirâmide, etc. No dia seguinte fomos visitar o local que fica próximo ao Eataly e à porta de São Paulo. A pirâmide faz parte do cemitério "Cimitero Acattolico di Roma" e foi erguida em 18AC-12AC para guardar os restos mortais de Caius Cestius. Àquela época era moda construir pirâmides em Roma, a cidade possuía 3. Com o passar do tempo, elas foram perdendo importância, foram abandonadas e caíram no esquecimento.



Eataly
É um supermercado com cara de shopping, onde vende-se de tudo relacionado a culinária, desde produtos frescos como peixes e frutas, até embalados, cervejas, vinhos. O Eataly ficou tão famoso que atraiu os olhares dos investidores, criando redes em diversas cidades, uma inclusive em São Paulo.





_________________________________________________________________________________


Vaticano
Durante nossa estada em Roma, tiramos um dia para visitar o Vaticano, pois a cidade é pequena e não requer muito tempo para conhece-la, Acordamos cedo e pegamos o metrô até lá, descemos na estação Ottaviano, que fica a poucos minutos de caminhada da entrada da cidade. Estava tranquilo, não tinha muita gente. Evitamos ir nos dias de missa (domingo e quarta), pois dizem que é quase impossível conseguir entrar na cidade. Para entrar na praça de São Pedro, o acesso é liberado. Já o acesso à Basílica é controlado, sendo necessário passar por detectores de metais.
A entrada na Basílica de São Pedro é de graça, mas para ir até a cúpula principal ou à Capela Cistina paga-se 18 Euros, ou, 25 Euros se quiser passar direto sem pegar filas. Acabamos visitando somente a Basílica, o que para nós foi suficiente. Conseguimos ver a beleza e a riqueza do Vaticano.
Tudo é grandioso, bem feito e muito bem cuidado. Esculturas de mármore com detalhes em ouro e prata, tudo perfeitamente esculpido. Cada detalhe impressiona devido tamanha perfeição.
Saímos de lá e demos uma volta na praça, mas estava toda ocupada pelas cadeiras da missa no dia anterior, Passamos pelo Castelo de Santo Angelo e retornamos para Roma.











Nenhum comentário:

Postar um comentário