sábado, 20 de fevereiro de 2016

Viajando de Sleeping Bus (Open Bus) no Vietnã


Depois de muita pesquisa na internet, lendo dos relatos mais engraçados às histórias mais assombrosas, resolvemos arriscar e compramos o ticket para Open Bus, o lendário sleeping bus vietnamita.
O ticket funciona da seguinte maneira: os trajetos disponíveis ligam o pais de norte a sul, com paradas nas principais cidades. Você pode optar pelo trajeto que mais atender suas necessidades. Nós optamos por sair de Ho Chi Minh e ir até Hue, com paradas em Mui Ne, Nha Trang e Hoi An. Estávamos em duvida em esticar até Hanoi, mas pelo tempo e o estado das estradas, resolvemos ir até Hue e de lá irmos para o Laos.
Ah, um detalhe importante, você não precisa escolher as datas exatas. O ticket todo é válido por um mês a partir da data de compra, o que te dá bastante liberdade. A única exigência é reservar o trajeto da viagem com pelo menos um dia de antecedência.
Existem centenas de empresas que vendem este tipo de ticket, o nosso foi pela Viet Nhat Tourist and Trading Co. Mas não tem muita diferença entre uma e outra.

Fachada da loja onde compramos os tickets
Nosso bloco de passagens
Ho Chi Minh City - Mui Ne 
Saímos no horário marcado - 8:00h da manhã. São 215km entre uma cidade e outra, mas os motoras não passam dos 60km/h, levamos 4:30h para chegar ao destino.
O ônibus estava praticamente vazio. Conseguimos sentar um do lado do outro e no andar de cima.
São três fileiras, separadas uma da outra pelo corredor. As poltronas são tipo cama, por isso também é conhecido como "Sleeping bus".
O ar condicionado estava funcionando bem e tinha cobertas disponíveis e uma garrafinha de água para cada. Fizemos 2 paradas de 15 minutos, basicamente para ir ao banheiro (pois não tinha no ônibus) e comer alguma coisa. No anúncio dizia que tinha wifi, mas no dia que andamos não tinha.

Bus ainda limpinho e vazio






Mui Ne - Nha Trang
Saiu antes do horário marcado, 13:15h já estávamos na estrada.
Dessa vez fizemos 2 ou 3 paradas, mas apenas para pegar passageiros. O ônibus estava mais vazio que da primeira vez.
Por ter tido passageiros na rota anterior, algumas poltronas estavam cheias de farelo de comida e as garrafinhas de água já haviam sido consumidas.
Levamos 4h para percorrer 175km.


Ocupando o tempo...

Nha Trang - Hoi An
Saímos pontualmente às 19h de Nha Trang. Foi o trajeto mais longo e demorado, 530km percorridos em 11:30h. O ônibus era mais velho e estava lotado. Pessoas dormiram no corredor. Isto mesmo, no chão! Demos sorte de sentar no andar superior. Mas acabei ficando próxima a uma saída de ar condicionado que estava estragada e não tinha como fechar. Vim passando frio a viagem toda, isso que os cobertores estavam disponíveis, mas não foi suficiente. Neste ônibus tinha banheiro, mas estava estragado. Fizemos 2 paradas. Uma foi para jantar. Entretanto, mais parecia os fundos de uma casa qualquer do que um paradouro de ônibus. Meia dúzia de mesinhas num espaço que mau cabiam 10 pessoas. Todos espremidos, pois estava chovendo e não havia cobertura em todo o lugar. O banheiro (se é que podemos chamar aquilo de banheiro) era nos fundos, um lugar meio escuro, que tinha que deixar a porta aberta para conseguir enxergar o buraco no chão, pois era ali que deviam ser feitas as necessidades. Terrível! A outra parada conseguiu ser ainda pior. Foi no meio do nada. Cada um para um canto, ache um mato e faça suas necessidades. Mais ou menos assim. Desta vez nem descemos do ônibus. A estrada era ruim e o motora pior ainda. Dava cada freiada brusca e buzinava de 5 em 5 minutos. Pior trecho da viagem sem sombra de dúvidas.

Iluminação noturna
Iluminação noturna - 2

Hoi An - Hue
Chegamos no endereço informado e já não era a mesma agência que tinha feito os trajetos anteriores, deviam ser parceiras ou algo do tipo. Mas conseguimos agendar a última parte da nossa viajem sem problemas. A saída estava programada para às 13:00h. Mas acabamos embarcando com 1 hora de atraso. O ônibus era bem parecido com os outros. Ar condicionado OK e aparentemente o banheiro estava funcionando. Fizemos 2 ou 3 paradas para pegar passageiros e às 17:00h chegamos em Hue. Foram 105km em 3 horas.


Bus da empresa parceira - Queen Cafe

Os endereços de chegada e saída do bus que usamos nas respectivas cidades: (geralmente os locais são próximos, independente da empresa):
Ho Chi Minh City - 303 Pham Ngu Lao St.
Mui Ne - 233C Nguyen Dinh Chieu St.
Nha Trang - 18C Tran Hung Dao St.
Hoi An - 104 Tran Cao Van St.
Hue - 11 Doi Cung St. (Queen Cafe Open Bus)

Nossa experiência no geral foi satisfatória. Ainda mais considerando que não há muitas opções para fazer o mesmo roteiro. Pagamos cerca de 25 dólares cada pelo ticket e rodamos pouco mais de 1.000 km. O trajeto todo está no mapa abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário