terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ayutthaya - Day trip from Bangkok


Ayutthaya foi a capital da Tailândia entre 1350 e 1767. Neste período, 33 reis governaram Ayutthaya e se envolveram em mais de 70 guerras. A última das batalhas do império foi em 1767, quando o exército Burmes (atual Myanmar) saqueou a cidade e a maioria de seus tesouros. A cidade foi incendiada e ficou completamente destruída.
Em 1991, as ruínas de Ayutthaya foram designadas como Patrimônio Mundial da UNESCO. As ruínas mantêm o registro histórico das guerras e da cultura da época. Comparados aos grandes e restaurados templos de Bangkok, Ayutthaya parece que ficou perdida e esquecida no tempo, mas é legal conhecer para perceber a diferença e conhecer um pouco mais da história do povo Tailândes.




Ayutthaya fica a 80km ao norte de Bangkok, e é possível fazer em day trip, o famoso bate e volta, que é como a grande maioria dos turistas fazem. Outros preferem passar a noite em ayutthaya, principalmente os que estão indo para as cidades do norte. Por ser uma cidade pequena e plana e os principais templos estarem todos próximos, muita gente aluga uma bike e faz o passeio entre os templos pedalando. Nós optamos por um pacote simples, saindo de Bangkok às 7:00h e retornando às 16:00h. O pacote incluía o transporte, almoço e guia em inglês, por 500 Baths cada. Ganhamos um desconto e acabou ficando por 960 Baths.
Chegamos em Ayutthaya às 9:00h. Visitamos o templo Wat Yai Chai Mongkol e depois fomos para o Wat Maha That, onde é possível encontrar o rosto do Buda entre as raízes de uma árvore. Próximo ponto de parada foi o famoso Buda Deitado (Wat Lokkayasutharam) que já foi cenário do personagem Sagat no jogo Street Fighter. Por serem muito antigos, datados do início do Budismo, ainda são templos budistas muito influenciados pelo hinduísmos. Há símbolos e estruturas hindus em todos eles.








O nosso guia em inglês se revelou uma grande surpresa, pois praticamente não falava em inglês e o pouco que falava não conseguíamos entender. Diferente dos guias de outras cidades pelo mundo, ele não nos acompanhava o tempo todo. Quando chegávamos em alguma ruína, todos desciam da van, o guia falava alguma coisa sobre o lugar e dizia a hora que todos deveriam estar ali novamente. O resto tudo era por conta própria.
Ao meio dia fomos almoçar. O cardápio era simples, poucas opções de comida local, porém estava muito bom. Na parte da tarde fomos ao templo Wat Phu Khao Thong e finalizamos no Wat Phra Si San Phret, o maior templo da cidade. Aqui é possível andar de elefante, alimentar um filhote de elefante com uma mamadeira gigante e tirar fotos com os animais. Fomos ver os elefantes de perto, são animais incríveis, porém optamos por não fazer nenhuma das atividades oferecidas, pois ficamos com pena dos bichos. Eles não parecem ser bem tratados, ficam acorrentados e mal se movem a maior parte do tempo. Não estamos falando de um santuário que cuida de animais e o lucro é usado no tratamento deles. Estamos falando de animais sendo explorados e mal tratados, nada mais.
Retornamos à Bangkok no horário previsto, às 16:00h estávamos de volta ao nosso hostel e liberados para aproveitar à noite na Khao San Road.






















Um comentário:

  1. Aeeeee agora sim primos!!!

    Que ~medo~ desse guia que não falava bem inglês hehehe achei encantadora a imagem com o rosto do Buda entre as raízes da árvore.

    Sobre os elefantes <3 adorei a atitude, tadicos :/ :/

    beijos e aproveitem!

    ResponderExcluir