terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tóquio, Japão


Chegamos em Tóquio, dia 22 de outubro e ficamos até o final do mês. O tempo estava agradável, dias ensolarados, porém com temperaturas amenas, na faixa de 20 graus. Nos primeiros dias ficamos em um Airbnb perto da Oji Station, cerca de 40 minutos do centro de Tóquio indo de trem. Era uma área bem residencial, sem turistas nem grande agitação. Sinceramente, parecia até uma cidade do interior de tão pacato, ficamos um tanto surpresos, pois esperávamos uma multidão e prédios modernos em todos os cantos da cidade. 
Nos demais dias, conseguimos uma hospedagem pelo Couchsurfing, próximo à Shinjuku Station, uma área mais central, mas mesmo assim, ainda levávamos cerca de 30 para ir até o centro. Esta área era bem mais movimentada, grandes shoppings, muitos restaurantes e muita gente na rua. 
A casa era tipo uma residência estudantil, moravam três japoneses, um canadense e uma alemã, foi uma experiência diferente e muito bacana. Trocamos muitas ideias, ouvimos diversas histórias e de quebra ainda participamos da festa de Halloween que eles estavam organizando no dia em que chegamos. Gente de todos os cantos do mundo e muitos locais. Foi ótimo para aprendermos um pouco mais da cultura japonesa. 
Tóquio é uma cidade belíssima e impressiona pela limpeza e pela organização. Tudo funciona muito bem, pontual e disciplinadamente. Apesar de todo o vai e vem das milhões de pessoas nas ruas, dos carros e trens, é uma cidade um tanto silenciosa e calma. Nos parques é possível esquecer que se está na maior cidade do Japão de tão tranquilo que são. Não há barulheira nem gritaria, é possível relaxar por horas sem se preocupar com nada.

Nos dias que estivemos por lá, visitamos diversos templos, parques, bairros e outros pontos turísticos da cidade. 

Tokyo Station: é a principal estação de trem, metrô e ônibus da cidade. Dentro da estação há lojas, restaurantes, cafés, de tudo um pouco. A estação é um prédio antigo, muito bonito que contrasta com os prédios modernos ao lado.



Shibuya Station: a estação em si não é o atrativo, mas sim o entorno dela. É uma área de intensa vida noturna. Modernos bares e restaurantes dividem espaço com antigos e tradicionais estabelecimentos. É na frente desta estação que você pode ver o famoso "Shibuya Pedestrian Scramble", quando milhares de pedestres atravessam as ruas em todas as direções e todos se misturam em uma verdadeira bagunça organizada. Aqui também é possível ver a famosa estátua do cão Hachiko, imortalizado no filme Hachiko (Sempre ao Seu Lado) com Richard Gere no papel de dono do cachorro. Foi lá que encontramos a Sara, uma amiga japonesa que o Mauricio conheceu em San Francisco. Tomamos um café e passamos a noite conversando e relembrando velhas histórias. 









Imperial Palace: é o local onde o Imperador do Japão reside. Para nossa decepção, não é possível visitar o pátio interno do Palácio, muito menos o seu interior. Apenas o jardim externo e os arredores. Do lado de fora, é possível observar algumas pontes, grandes portões e alguns prédios no interior da muralha.








Kabukiza Theater: tradicional teatro com diversas apresentações de peças japonesas. Bela arquitetura e preços acessíveis.






Tsukiji Market: é o Mercado Público de Tóquio. Gigantesco, nele é possível encontrar de tudo: peixes, frutos do mar, verduras, frutas, etc. Aqui é possível comer o sushi mais fresco da cidade, há diversos pequenos restaurantes nas vielas que atravessam o mercado. Para os que gostam de madrugar, é possível ir de manhã bem cedo, por volta das 4:00h, para ver o leilão de atum, uma das atividade mais tradicionais e simbólicas do mercado.







Kachidoki Bridge: próxima ao Tsukiji Market, a ponte sobre o Rio Sumida possuí uma área de lazer em seu entorno. Sob a ponte, diversos cruzeiros navegam pelo rio levando turistas para cima e para baixo.





Hama Rikyu Gardens: é um grande parque na área central da cidade. Logo na entrada é possível pegar um áudio guia que te orienta e conta toda a história do parque. Explica detalhadamente todos os pontos de interesse, muito melhor que muitos museus que fomos. Aqui é possível tomar chá em uma tradicional Casa de Chá Japonesa com uma bela vista para o lago, caminhar entre árvores centenárias, pés de ameixa e flores.








Sengakuji Temple: este talvez seja o templo mais interessante para quem não é budista. É o lendário templo dos 47 Ronin, samurais que ao vingar a morte de seu mestre e pagar com a própria vida, se tornaram símbolo do código de honra dos samurais. Neste templo, estão enterrados os 47 samurais, é possível visitar as tumbas e aprender um pouco mais sobre a história.










Meiji Shrine: é um dos templos mais belos de Tóquio, foi construído em homenagem ao Imperador Meiji e sua esposa. O templo fica dentro de um parque gigantesco.









Tokyo National Museum: é o maior e mais importante museu do Japão. O museu é um complexo composto por seis prédios, onde cada um é um museu com temática diferente. Os maiores e mais legais de visitar são: Honkan (História e Arte Japonesa) e Tōyōkan (História e Arte Asiática).










Ueno Park: é um parque gigantesco onde as principais atrações são um lago, um zoológico e o Museu Nacional de Tóquio. Há diversos artistas de rua se apresentando no parque, há templos e muitos lugares para relaxar e fazer piqueniques. Dá para passar o dia inteiro somente no parque de tanta coisa que há para se ver e fazer nele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário