Este é um exemplo do visto Japonês. |
O processo até que é bem simples e rápido, talvez um pouco chato, pois é preciso ter em mente o que você fará no Japão.
Veja o aqui nosso passo a passo para conseguir o visto de turismo:
1 - Preenchemos o formulário de solicitação de visto disponível no site da Embaixada do Japão (um por requerente).
2 - Elaboramos um cronograma de viagem com a indicação das datas e cidades que pretendíamos visitar, além do nome e telefone do hotel, conforme o modelo fornecido pela Embaixada (um por família).
3 - Providenciamos cópias dos seguintes documentos:
- reserva da passagem de ida e volta para o Japão;
- declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega);
- comprovantes de renda dos últimos 3 meses;
- extratos bancários dos últimos 3 meses;
- carteira de trabalho;
- passaporte (original);
- foto tamanho 3x4 recente, com fundo branco e sem data;
- além de apresentar as reservas feitas nos hotéis descritos no cronograma. Este ainda não tínhamos feito, pois no site só falava da reserva da passagem, aí foi uma correria de fazer reserva de hotel conforme o cronograma de viagem.
4 - Tivemos que comparecer pessoalmente no Consulado Japonês em Porto Alegre para dar entrada na solicitação do visto e entregar todos os documentos. O consulado fica na Rua João Obino, 467 - Bairro Petrópolis.
5 - Uma semana depois, retornamos ao consulado para buscar o passaporte com o visto e efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 67,00 por visto. Eles aceitam apenas pagamento em dinheiro.
O visto que nos foi concedido é o de uma única entrada, sendo que a mesma deveria ocorrer no prazo de 90 dias da emissão do visto. Porém após nossa entrada no Japão, teríamos 30 dias para turistar por lá.
Para mais informações e endereços, segue o site da Embaixada do Japão no Brasil: http://www.br.emb-japan.go.jp/itprtop_pt/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário