terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pattaya, Thailand



Pattaya é uma praia a +/- 150 km ao sul de Bangkok. É possivel chegar lá de trem, ônibus ou vans. Na Khan San Road tem várias empresas de turismo oferecendo o translado, a maioria cobra cerca de 300 Baht por pessoa o trecho.
No terminal de ônibus Ekamai, Eastern Bangkok Terminal, é possível comprar passagens por 115 Baht. O trem custa em torno de 60 Baht na segunda classe e 30 Baht na terceira (geralmente vendido somente para tailandeses). É a forma mais barata para se chegar à Pattaya, porém existe apenas um trem por dia, que sai de manhã cedo e leva quase 4:00h para chegar ao destino. Optamos pelo ônibus, devido ao custo x benefício.
O trânsito em Bangkok é caótico, não apenas no horário de rush. Pelo que vivenciados, é caótico o dia todo, então para longas distâncias (exceto aeroporto) evite táxi. O metrô e trem são uma excelente opção. Preço justo e confortável. Ambos são freqüentes e têm ar condicionado, o que faz toda diferença por aqui. As estações são amplas e modernas, muito à frente do que temos no Brasil.
Para chegar ao terminal Ekamai, saindo do Thailand Cultural Centre, pegamos um MTR (metrô subterrâneo), que custou 21 Baht cada um para andarmos 3 estações. Descemos na estação Sukhumvit, que faz conexão com o BTS (trem de superfície) na estação Asok. O BTS custou 25 Baht cada, para andarmos mais 3 estações até Ekkamai, onde fica o terminal de ônibus. Os ônibus para Pattaya saem em intervalos de 30 minutos. Pegamos um que saiu às 13:20h de Bangkok e chegamos em Pattaya às 16:30h. O terminal fica longe do centro, mas é possível pegar uma espécie de tuk tuk coletivo, por 50 Baht por pessoa que faz o trajeto nas principais ruas da cidade.

Assim como Bangkok, Pattaya é dominada por turistas. Porém o turismo sexual predomina. Por todo lado é possível ver mulheres e ladyboys "marcando ponto". Conhecemos um australiano que ficou com uma Thai em uma festa, levou para dormir no hotel e no outro dia de manhã ela cobrou o "cachê". Ele jurava que estava apenas ficando com uma local, mas era uma profissional.
As praias próximas ao centro da cidade não apresentam grandes belezas naturais, como se espera de uma praia da Tailândia. O mar é um tanto poluído, sofre do mesmo problema das grandes cidades litorâneas no Brasil: esgoto não tratado. A praia está longe de ser feia, só esperávamos um pouco mais. Há um grande calçadão para se caminhar na orla, bastante sombra de árvores e uma estreita faixa de areia. Ambulantes oferecem artesanatos, roupas, tatuagens e principalmente comida, mas sem insistência e sem incomodar o turista. A parte reservada para banho é demarcada, devido à grande quantidade de barcos e jet skis que cortam as águas à toda velocidade. É possível encontrar todo tipo de atividade aquática: parasailing, banana boat, etc.




As melhores praias estão nas ilhas de Pattaya, estás sim, lindas e à altura dos cartões postais que estamos acostumados a ver. São 9 ilhas, cada uma com diferentes atrativos. Apenas uma possui área residencial, Koh Larn, as outras são apenas para turistas passarem o dia relaxando e praticando snorkel ou mergulho.
Comida de rua não é muito comum por aqui. As opções mais comuns são frutas e doces. No entanto, a variedade culinária é grande, diversos restaurantes thai, indianos, russos e muitos frutos do mar e peixes frescos. Muitos deles ainda vivos em aquários na frente dos restaurantes, no qual você escolhe e eles preparam na hora.
A parte hoteleira, inclui desde Íbis, Holliday Inn e Hilton, até os mais simples hostels e b&b. Para quem quer fugir da bagunça e ficar numa parte menos barulhenta, a praia de Jomtien é a mais recomendada.

Coisas a se fazer por lá:

Alugar uma scooter - custa 200 Baht por 24h. Vale a pena, pois é possível conhecer os lugares mais afastados do centro. O único problema é que você tem que deixar seu passaporte como garantia. Ficamos apreensivos, mas no final deu tudo certo. Eles também pedem um depósito de 2000 Baht que é devolvido junto com o passaporte na entrega da scooter.
É necessário entregar o tanque cheio, então quando tiver andando pela cidade preste atenção, pois não há muitos postos de gasolina, nós tivemos que rodar um bocado pra achar um.




Visitar Jomtien Beach - basicamente a mesma estrutura de Pattaya, porém reduzida. Passamos um tempo por lá quando estávamos com a scooter.




Ilhas de Pattaya - há 9 ilhas muito famosas próximas à Pattaya. Apenas Koh Larn é habitada e possui estrutura hoteleira. Koh Klet Kaew, conhecida como Monkey Island, é inteiramente habitada por simpáticos macacos. Em quase todas as ilhas é possível fazer atividades como mergulho e snorkel. Nós optamos ir à Koh Larn, a ilha mais próxima da costa. Existem diversos tours saindo de Pattaya que cobram aproximadamente 500 Baht por pessoa para o speed boat, que leva cerca de 15 minutos para atravessar. Porém a opção do catamarã é a mais utilizada por turistas e principalmente por locais, pois custa apenas 30 Baht e leva cerca de 30 minutos a travessia completa.
Chegando na ilha há diversos mototáxis que cobram 50 Baht por pessoa para levar a alguma das 5 praias disponíveis na ilha. Há também os táxis coletivos, uma caminhote com bancos na parte de trás, que cobram 20 Baht. Fomos caminhando até Ta Yai Beach, alugamos cadeira e guarda sol e ficamos o dia inteiro por lá. Água cristalina e quente. É uma praia bem pequena, com poucos turistas e muito sossego.










Compras - Eletrônicos, roupas e joias são muito baratos se comparados com os preços praticados no Brasil. Além do preço em conta, a grande maioria das lojas (não apenas em Pattaya, mas na Tailândia como um todo) oferece a devolução dos impostos pagos em alguns produtos para turistas (VAT Refund). Basta você solicitar o formulário após a compra. Você precisará do mesmo para solicitar o reembolso ao sair do país via qualquer aeroporto internacional. Há um prazo de até 60 dias após a compra para solicitar o reembolso, após isto, você não terá mais direito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário