quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Tóquio, Japão - Transporte Público


O sistema de transporte público de Tóquio funciona perfeitamente. Limpo, rápido, pontual e seguro. Tanto é que a grande maioria dos japoneses usa trens e ônibus para se locomover, ao invés de carros. No início achamos que seria bem complicado, porque o mapa do trem parece um emaranhado de fios. Há linhas de metrô e de trem operadas por diversas empresas.
Em todos os lugares que líamos alguma coisa sobre o transporte público em Tóquio diziam que inevitavelmente uma hora você iria se perder. Por ser um pouco complexo e caro também, decidimos estudar bem o sistema para não perder tempo nem dinheiro. Vimos que havia diversos passes e cartões que poderiam ser comprados, mas praticamente era uma para cada empresa, ou seja, o cartão da empresa X que opera a linha Y do metrô não poderia ser usado em nenhuma outra linha, somente nas da mesma empresa X.
No entanto, há dois cartões que facilitam muito a vida das pessoas, principalmente dos turistas, pois evita de ficar comprando tickets individuais e calculando o valor de cada um deles. Suica Card e Pasmo Card são cartões que podem ser comprados nas estações e são válidos em todos os metrôs, trens e ônibus da cidade. Uma baita mão na roda! Os 2 funcionam exatamente da mesma forma, não há nenhuma diferença no uso e nos benefícios, a única diferença é a empresa que os vende.
Ambos funcionam como um cartão pré-pago recarregável, você só precisa ir carregando com o quanto você precisa e usar. Além de usar no transporte público, também podem ser usados como um cartão de débito em compras nas lojas de conveniência, restaurantes, bares, etc. Muito cômodo e eficiente. Eles podem ser usados em toda a região metropolitana de Tóquio. Na hora de ir embora de Tóquio, basta devolvê-lo em qualquer estação que eles ainda reembolsam o valor pago no cartão e caso haja saldo, eles devolvem também. Senão me enganam cobram uma pequena taxa por isso, mas não sabemos exatamente o quanto, pois o nosso obviamente estava vazio :)


Nós compramos o Suica Card, que tem um simpático pinguim impresso no cartão, logo que chegamos no aeroporto. Estávamos prontos para encarar o complexo transporte público de Tóquio, porém na medida que fomos usando, vimos que não era nenhum bicho de 7 cabeças. Hoje em dia o Google Maps facilita muito nossas vidas. Ele informa qual linhar pegar, onde fazer conexão, quanto tempo leva, etc. No Japão até o preço que deveríamos pagar era informado. Usar o Google Maps era muito melhor do que usar os apps oficiais do metrô e do trem que não davam muitas opções de busca nem combinações de diferentes modais.











Nenhum comentário:

Postar um comentário