segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Grand Palace - Bangkok



O Grand Palace é o principal ponto turístico de Bangkok. Ele é um complexo de templos, museus e palácio. É aqui que você verá o famoso Buddha de Esmeralda, mas não tirará nenhuma foto porque não é permitido. A entrada custa 500 Baths e dá acesso a todo o complexo e também ao Vimanmek Mansion Museum (que fica bem longe dali e próximo ao Dusit Zoo). Prepare-se para enfrentar uma horda de turistas e muito calor. Lá dentro você encontrará bebedouros com água gelada para beber à vontade e também barraquinhas vendendo água, suco e leite.
A entrada é rigorosamente controlada para que ninguém entre com roupas inadequadas. Há dois pontos de controle: um logo que você entra no Grand Palace, outro após comprar os ingressos. A regra é basicamente ombros e joelhos cobertos. Nada de calça rasgada nem barriga de fora e tampouco chinelos. Para mulheres, calça muito justa também pode ser barrada. Caso você esteja fora do padrão, os seguranças chamarão sua atenção por um megafone e mandarão você vestir uma roupa apropriada. Logo na entrada há uma sala onde eles alugam cada peça de roupa por 200 Baths. Do lado de fora do Grand Palace, há lojinhas que vendem as mesmas roupas por 50 Baths.




Pegue seu ingresso e vá em direção às roletas. Logo depois de entregar seu ticket e entrar de fato no Grand Palace, você pode pegar um mapa de todo o complexo. Eles estão sobre uma mesinha, ao lado esquerdo de quem entra. Há versões em diversos idiomas, é só escolher um e pegar. Ao lado do guichê onde se compra os bilhetes, há a opção de alugar fones de ouvido para o áudio guia (claro que não há em Português). Há também um free tour guiado em inglês, mas você só fica sabendo depois de entrar, não há nenhuma indicação no lado de fora. O free tour sai às 10:00, 10:30, 13:30 e 14:00. Esteja no local um pouco antes para garantir. Os tours saem de uma bancada próxima aos mapas. Nós perdemos o tour das 10:30h por poucos minutos, então tivemos que fazer por conta própria. O que foi uma pena, pois ficamos sem entender o significado de algumas coisas que vimos. Mas também não foi nada que comprometesse a diversão e a beleza do passeio.

Para quem não é Budista, a arquitetura é o ponto forte de todo o Grand Palace. Cada detalhe nas paredes e principalmente nos telhados é incrível, o trabalho artesanal é impressionante. O reflexo do sol nos mosaicos de vidro são um espetáculo. As pinturas nas paredes contam as histórias do passado, super coloridas e ricas em detalhes. As estátuas são um show a parte. Buddhas, seres meio homem e meio pássaro, macacos e demônios podem ser vistos por toda parte.

O ponto mais cobiçado por todos é sem dúvida alguma o Templo do Buddha de Esmeralda. O templo é enorme e lindo, trata-se do principal templo Budista de toda a Tailândia. Ao centro, no alto do altar está a estátua do Buddha de Esmeralda. A estátua é pequena, cerca de 66cm de altura. Toda esculpida em um único bloco de jade e com adornos de ouro, a estátua tem três vestimentas diferentes, uma para cada época do ano: verão, inverno e estação das chuvas. A troca das vestimentas é um ritual importantíssimo e é realizado somente pelo Rei da Tailândia. Próximo ao templo, você pode ver uma réplica perfeita de Angkor Wat, principal patrimônio histórico do Camboja e maior monumento religioso do mundo.




Muito cuidado antes de entrar no Grand Palace ou em qualquer outro ponto turístico em Bangkok. Em todos os lugares há os famosos Touts. São locais que enganam os turistas para vender um tour particular pela cidade. Eles sempre dizem que o lugar que você quer visitar está fechado e inventam as mais diversas desculpas. Dizem que é feriado, que está aberto somente para os monges, que está aberto somente para os Tailandeses, que está fechado por luto porque um parente do rei morreu, etc. O tal tour que eles tentam vender aos turistas é uma ida a uma série de lojas para forçar o turista a gastar e o "guia" ganhar uma comissão nas vendas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário