terça-feira, 3 de novembro de 2015

Arashiyama, Japão


Fomos a Arashiyama, um distrito a cerca de 10 km de Kioto, para visitar o Arashiyama Monkey Park. Nossa intenção era passar o dia todo, acordamos cedo e pegamos um trem na Kyoto Station direto para o distrito.
O parque fica localizado no alto da montanha Arashiyama, bem próximo a estação de trem, antes de atravessar a ponte. A subida é puxada, levamos cerca de 30 minutos de caminhada morro acima. Mas a vista do topo compensa a caminhada toda. É possível ver Kioto e toda a região até as montanhas que circundam a área.




Logo na chegada do parque encontramos diversos macacos soltos, correndo, pulando e brincando. Famílias inteiras. É permitido alimentá-los, mas para isso devemos ficar dentro de uma sala específica para este propósito. Os macacos ficam soltos e as pessoas "enjauladas", eles pegam as comidas pelas grades. Porém as comidas devem ser compradas no próprio parque, que na maioria são maçãs e amendoins, nada de bananas como estamos acostumados a vê-los comendo.




Os macacos não são agressivos, porém não é permitido tocá-los. Outras recomendações são não ficar agachado perto deles nem olhar diretamente para os olhos deles. As recomendações você vai lendo em placas morro acima, antes de chegar ao topo onde ficam os macacos. Ficamos um pouco curiosos com a recomendação de não poder encarar os macacos, porém quando vimos um turista encarando um dos macacos nos olhos, entendemos claramente o motivo. Os macacos consideram como um desafio e podem ficar um tanto agressivos com isto. Primeiramente eles arregalam os olhos e depois mostram os dentes, se você seguir encarando, eles podem atacar. Apesar de todas as recomendações, muitas pessoas não respeitam e correm riscos desnecessários. A sorte que há pessoas que trabalham no parque apenas para fazer a segurança dos turistas e enxotar os macacos mais agressivos.





Além do Monkey Park, a cidade também é bastante visitada pela famosa Floresta de Bambo, um belo passeio por entre bambos gigantes. Já a ponte Togetsukyo é o ponto turístico mais marcante da cidade, localizada sobre um rio que possui nomes diferentes dependendo do lado da ponte, ao leste chama-se Katsura e ao oeste Hozu, neste rio existem diversos barcos disponíveis para alugar e navegar ao longo do rio. No começo do dia não vimos muitos barcos, mas no final da tarde era impossível de contar, de tantos que haviam.





O centrinho da cidade fica do outro lado da ponte. A rua principal é cheia de restaurantes, cafés e lojas de souvenirs. Há muitas lojas de guloseimas e de sorvete de macha (chá verde), os japoneses amam, nós experimentamos e não gostamos muito. Os doces japoneses não levam tanto açúcar quanto os nossos, por isto estranhamos um pouco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário