Logo que iniciamos nossa trip, o sonho e desejo do Maurício era comprar uma câmera "boa". Tínhamos uma Sony Cibershot dessas básicas, comprada lá em 2011, ou seja, estava bem velhinha e longe de tirar fotos de alta qualidade. Tínhamos também uma GoPro Hero4 que compramos no início de 2015, mas dependendo da luz e do lugar, as fotos não ficam muito boas, sempre precisava de pós-edição.
Então, ele sempre vinha com a desculpa de que iríamos passar em tantos lugares legais, ver tanta coisa diferente, lugares incríveis e que precisamos registrar isto tudo com uma câmera melhor. Relutamos um pouco, pois sabíamos que seria um investimento alto e não queríamos ter esse tipo de gasto no meio da viagem. Precisamos economizar para poder ficar mais tempo na estrada. Porém, quando chegamos em Hong Kong ficamos impressionados com o preço das coisas, principalmente eletrônicos, então pensamos que ali poderia ser uma boa alternativa e poderíamos comprar a tão sonhada câmera nova.
Sabíamos exatamente o modelo de câmera que queríamos comprar. Havíamos pesquisado bastante para encontrar o modelo com melhor custo/benefício para nossas necessidades. A câmera escolhida era uma Nikon D5300. Começamos a pesquisar os preços, entramos em mais de 10 lojas diferentes. Pegávamos o cartão com o preço e o nome da loja, para que pudéssemos voltar caso decidíssemos comprar lá. Muitos vendedores nos perguntavam, "porque não leva agora? O preço tá bom, não vai achar nada mais em conta". Mas nós sempre respondíamos que estávamos pesquisando e talvez voltaríamos mais tarde.
Depois de pesquisar os preços, fomos pesquisar sobre as lojas na internet, pois assim como acontece na Ciudad del Este no Paraguai, Hong Kong tem a fama de vender gato por lebre. Você paga por uma coisa e acaba levando outra. Os vendedores são altamente qualificados em enganar os turistas que procuram por um "negócio da China", literalmente. Eles usam os mais diversos esquemas para ludibriar o comprador, se você não estiver bem informado e atento, certamente será passado para trás e perderá dinheiro.
Os esquemas mais famosos para enganar os clientes são:
Oferecer uma câmera ou lente ruim pelo triplo do preço normal, mas eles vendem como se fosse o melhor do mundo e te convencem disto. Vender um produto muito abaixo do preço, cobrar antecipadamente, antes de te entregar o produto, depois dizer que não tem mais em estoque e te faz levar um modelo inferior super inflacionado porque não te devolverão o dinheiro pago. Te vender determinado produto e na hora de embalar, colocar outro na caixa e claro que se você voltar para reclamar, eles não aceitam devolução. Existem inúmeros outros, fiquem atentos sempre!
Como não queríamos ser enganados, fomos para loja certos do que queríamos e combinamos que só entregaríamos o dinheiro quando estivéssemos com o produto conferido na nossa mão. A câmera que estávamos procurando era uma Nikon D5300, que custa na faixa de 600 dólares no site da Amazon nos Estados Unidos. No Brasil não faço ideia, mas chutaria algo em torno de 3000-3500 reais.
Na internet, havíamos visto que as melhores lojas para se comprar câmeras em Honk Kong eram: Tin Cheung Camera, Fortress, Wing Shing Photo e Echo Photo and Audio. Estas lojas são 100% confiáveis, produtos de qualidade e vendedores honestos. As lojas Tin Cheung Camera e Fortress são lojas enormes e há diversas pela cidade, porém são lojas "caras", ou seja, o preço é acima da média de Hong Kong. Em todas as lojas os valores eram semelhantes, na faixa de 500-550 dólares.
Depois de visitar muitas lojas, havíamos decidido comprar na Echo Photo and Audio. Porém no meio do caminho decidimos arriscar e tentar um "negócio da China" em uma loja onde o vendedor nos ofereceu a câmera por 390 dólares (muito barato). Estávamos completamente cientes do risco, mas resolvemos encarar e caso não desse certo, iríamos para a Echo Photo and Audio que ficava umas 3 quadras de distância.
Assim que entramos na loja e vimos a câmera e o preço oferecido, nos olhamos e pensamos, deve ser falsa, vamos embora. Mas ele insistiu, pegou a câmera nos mostrou, nos deu para que testássemos e vimos que de fato a câmera era verdadeira. Então decidimos, vamos levá-la. O vendedor fez a nota e disse que precisava do dinheiro naquele momento para que pudesse ir até o depósito buscá-la. Lembram do golpe do pagamento antecipado? Nós dissemos que não entregaríamos dinheiro algum até ter a câmera na nossa mão. Ele ligou para o depósito e tentou negociar, pelo menos foi o que ele nos disse, pois estava falando em chinês. Disse que teríamos que esperar uns 20 minutos para que o produto viesse do depósito.
Enquanto estávamos esperando ele começou a nos mostrar outras câmeras, que segundo ele, eram melhores do que a que nós estávamos querendo comprar. Ele ficou tentando nos convencer de todas as maneiras. O vendedor tirou 2 fotos, uma com cada câmera e nos mostrou, de fato, com a outra câmera estava muito melhor, mas depois percebemos que ele tinha usado a função automática em uma e a outra estava no manual sem ajuste nenhum, o que acabou fazendo com a foto ficasse toda errada e feia.
Ele tentou nos enganar de tudo que era jeito, ele falava com os outros vendedores em chinês, os outros riam e ele tentava nos aplicar um outro golpe. O auge foi quando ele mexeu na câmera de novo e nos disse que aquele modelo só tinha menu em chinês. Mas o Mauricio, nada bobo, disse que não tinha problema nenhum, pois ele sabia ler chinês. Ele pegou a câmera, com o menu em chinês e começou a mexer até achar o seletor de idiomas, lá tinha mais de 20 opções, inclusive português e inglês. Nos olhamos e pensamos, é hora de ir embora, o cara tá nos enrolando e não vai trazer câmera nenhuma. Nos levantamos e dissemos que não esperaríamos mais, afinal já tinham se passado mais de 40 minutos, quando estávamos saindo ele disse que se quiséssemos voltar mais tarde, a câmera já estaria ali e poderíamos comprar. Chegamos à conclusão de que ele não venderia a câmera por aquele preço tão baixo, caso tivéssemos dado o dinheiro, provavelmente ele traria a outra câmera, que custa de fato o valor que ele tinha nos informado e era de qualidade inferior. Acabaríamos pegando aquela, pois certamente ele não nos devolveria o dinheiro.
Fomos embora e voltamos para a Echo Photo and Audio, pois já tínhamos lidos bons reviews e ótimas recomendações. A loja é minúscula, mas eles têm de tudo um pouco para fotografia. Fomos muito bem atendidos por um senhor de uns 200 anos que sabia tudo sobre fotografia. Acabamos pagando menos do que o preço de tabela deles e bem abaixo do preço da Amazon. Saímos satisfeitos e muito contentes com a nossa nova câmera que compramos por um preço muito em conta. Mas ficamos ainda mais felizes por ter resistido aos ataques dos bandidos que se fazem de vendedores.
A resposta ao título do post é SIM. Vale muito a pena comprar eletrônicos em Hong Kong. Os preços são bons e os produtos de qualidade. Mas cuidado pois eles adoram pegar turistas despercebidos e tirar vantagem em cima. Sempre tenha em mente o que você quer, modelo, marca, faixa de preço, etc. Se você ficar em dúvida e eles perceberem, certamente vão tentar te oferecer algo inferior, por um preço mais alto. Vimos muita gente dizendo que por não conhecer direito acabou comprando lentes ou até mesmo câmeras de marcas inferiores pelo preço de produtos melhores.
Ah, um detalhe muito importante. Caso você caia em algum destes golpes, caso você seja enganado em qualquer uma das lojas em Hong Kong, nem perca seu tempo indo reclamar para a polícia. Eles farão absolutamente nada para te ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário