sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Nossas impressões - Coreia do Sul


Ficamos pouco tempo na Coreia do Sul e basicamente conhecemos apenas a capital, o que pode fazer com que talvez tenhamos uma percepção um pouco distorcida do país, mas vamos lá.
O transporte público funciona muito bem. Apesar de termos visto muitos ônibus circulando (o que achamos que não teriam tantos), todos são bem sinalizados e sempre pontuais. Nas paradas há um painel eletrônico informando as linhas que param ali, a localização atual e o horário de chegada dos próximos ônibus.
O povo não é tão organizado e educado quanto no Japão nem como havíamos imaginado. Quando o ônibus encostava, era aquela correria e empurra-empurra. Não havia filas nem ordem para entrar.



A comida é apimentada demais. Muita pimenta sempre! Tirando os doces, o resto todo sempre leva uma pimentinha. Se come muita carne vermelha e muitos caldos. No Korean barbecue, como eles chamam o churrasco deles, há uma chapa no centro da mesa e é servido pedaços de carne crua para você mesmo colocar na chapa. Claro que tudo regado a muito cerveja.







Para os coreanos, idade é um fator que influencia muito na vida das pessoas. Se você estiver conversando com um deles, provavelmente a terceira ou quarta pergunta será: quantos anos você tem? A idade define o tipo de relação é forma de tratamento que as pessoas têm entre si. O mais velho sempre é o mais importante e deve ser bem tratado pelos mais novos, mesmo que a diferença seja apenas 1 ano. Os mais novos não podem chamar os mais velhos pelo nome, é considerado falta de respeito. Os mais velhos são chamados de Oppa, significa algo como Grande irmão.
Eles contam os aniversários de forma diferente, por exemplo, todo mundo já nasce com um ano de idade, pois o tempo que estávamos na barriga já é considerado, ou seja, coreanos têm "duas idades". A real (como a nossa) e a idade coreana. Mas eles consideram apenas a segunda.
Outra curiosidade com relação à idade é que eles contabilizam um ano a mais não no dia do aniversário, como nós fazemos, todos os coreanos ficam mais velhos somente no dia 1 de janeiro.

Estrangeiros são muito bem vindos e bem tratados. Se você é estrangeiro e fala coreano, prepare-se pois será tratado como celebridade. E isso nós presenciamos de fato, pois estávamos jantando com um inglês, que mora lá a mais de 20 anos, e dois jovens coreanos viram que ele falava coreano com a atendente. Eles ficaram muito felizes, vieram conversar conosco, ofereceram para pagar bebidas e para sentarmos com eles, só pelo fato dele falar a língua deles.
Uma das explicações para este amor todo por estrangeiros dizem ser devido à Guerra da Coreia. A guerra entre as Coreias do Sul e do Norte foi o acontecimento mais importante na história para eles e o fato de muitos estrangeiros terem lutado/morrido pela da Coreia do Sul, faz com que eles gostem muito dos estrangeiros.




A guerra ainda é muito presente na vida deles. A preocupação é grande e real. As autoridades tentam doutrinar as pessoas e tentam despertar o patriotismo nelas. Claro que para a Coreia do Sul, a do Norte é a vilã da história. Há um museu inteiro dedicado somente à guerra. Vale muito a pena a visita, pois o museu é lindo e se aprende muito sobre a origem e eventos importantes da guerra.



Leia mais sobre o que fizemos na Coreia do Sul no post abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário